CARNAVAL 2011- Escolas mostram criatividade na avenida

Aproximadamente 10 de mil pessoas foram para a avenida Vicente Machado assistir ao desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2011, neste sábado (5), e, mesmo com o frio fora de época, o público prestigiou a apresentação das escolas na avenida.
     A agremiação Baixada Princesina abriu o desile mostrando muita animação e samba no pé na avenida. Com 150 integrantes a escola trabalhou com o tema “Meu Paraná”, organizado pelo carnavalesco Anderson Pedroso. A segunda escola a se apresentar foi a Ases da Vila. Os 250 integrantes desfilaram com o enredo “Histórias já vividas”, sob o comando da carnavalesca Silvana Aparecida Santo Silva. Seguindo o cronograma do desfile, a terceira escola a entrar foi a Águia de Ouro com 200 participantes. A escola contou em seu enredo a história de “A Saga dos Germânicos de Volga”, tendo a assinatura do carnavalesco Ully Star. O fechamento do desfile ficou por conta da escola Globo de Cristal, campeã de 2010, que apresentou o tema “Minha Mãe Natureza”. Os 200 participantes da escola desfilaram com adereços preparados pela carnavalesca Delvana Sebastião.

O tempo mínimo de desfile foi de 15 minutos e no máximo 35 para cada escola mostrar seus trabalhos.
Durante a avaliação os 12 jurados levaram em conta quesitos enredo, comissão de frente evolução, mestre de sala e porta bandeira, ala das baianas, fantasias e adereços, carros alegóricos, samba enredo e bateria.
     Além do desfile, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu continuidade a festa com a presença de um trio elétrico animando os foliões. A apuração do resultado acontece nesse domingo(6), no Cine-Ópera, às 15h, e na segunda-feira (07) as campeãs voltam para a avenida.
     No domingo (06), também tem programação “Esquenta Tamborim” - apresentação de samba e pagode - animar aqueles que querem extravasar seu “lado artístico”, apresentando-se no Complexo Ambiental, a partir das 15h. As inscrições para o Esquenta Tamborim poderão ser feitas no local. A organização do evento aconselha aos artistas levarem seus instrumentos para a apresentação. O sistema de sonorização será de responsabilidade da organização do carnaval. O “Esquenta Tamborim” volta na terça-feira (08), a partir das 15h.
   Outra atividade programada pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a Camara Municpal é a exposição temática da história do Carnaval de Ponta Grossa, que segue até o dia 11, na Câmara Municipal.