LITERATURA INFANTO-JUVENIL - Concurso de Ilustração seleciona vencedores

O Concurso Municipal de Ilustração de Literatura Infanto-juvenil, que este ano homenageia “Maria De Lourdes Osternack Pedroso”, já selecionou os vencedores 2012. Giselle Jansen Xavier de Barros e Andréa Pierina Bandeira foram selecionadas na Categoria 1 (leitores iniciantes de 5 a 7 anos), Fábio Oséias Emiliano Ferreira e Fábia Cruz Machado venceram a Categoria 2 (leitores em processo de 8 a 10 anos) e Andréa Pierina Bandeira e Joaquim Alves Fagundes Neto foram os vencedores da Categoria 3 (leitores fluentes e críticos de 11 a 13 anos).

Os projetos de ilustração apresentados foram feitos a partir de textos propostos pela comissão organizadora do concurso. Os critérios utilizados pela Comissão Julgadora foram: riqueza de detalhes, qualidade dos desenhos, inovação, imaginário infantil presente nos desenhos, limpeza, organização e poética conceitual presente.
     Os selecionados receberão o prêmio de R$1.000 cada e também desenvolverão as novas criações visuais em conjunto com os autores a serem selecionados. As ilustrações serão publicadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em uma edição de mil exemplares, cada uma, no 2º semestre de 2012, cabendo aos ilustradores uma cota de 20 exemplares. Os exemplares restantes de cada história publicada serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.
     Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para estimular a produção local e incentivar o trabalho de ilustradores para literatura.