Artes Plásticas - Cultura amplia prazo para inscrições em Exposição

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo, prorrogou o período de inscrições do Edital de Estímulo à Produção de Obras e Exposição de Artes Plásticas. A recepção do material e as inscrições poderão ser feitas até o dia 22de junho, das 13h30 às 18h, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa. A intenção é de estimular a produção de artistas plásticos da cidade, oferecer espaço para exposição de seus trabalhos e adquirir obras para o acervo público municipal.

Podem participar artistas ponta-grossenses natos ou a radicados há mais de dois anos, com mais de 18 anos de idade. O tema é livre e as obras podem ser apresentadas nas categorias: pintura, e escultura. Cada participante deverá apresentar um projeto de produção de novas obras originais e exposição (não serão aceitas cópias e obras efêmeras), contendo o currículo do artista, fotos de trabalhos já realizados, o detalhamento do conjunto de obras que pretende executar (no mínimo quinze), técnica, dimensão, suporte, quantidade, tema, material necessário para a execução das obras, proposta estética, a poética do trabalho, esboços e estudos sobre o tema proposto.
As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado com a seguinte identificação: “Edital de Estímulo à Produção de obras e exposição de Artes Plásticas” - 2012– Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010 – Ponta Grossa.
     A Comissão Julgadora será composta três pessoas de notoriedade na área das artes plásticas e visuais indicada pelo Conselho Municipal de Política Cultural e o julgamento acontece nos dias 23 e 24 de junho de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa. Serão concedidos cinco prêmios no valor de R$ 2.000 cada um, pagos em duas parcelas, sendo que a primeira parcela será paga em material para a produção das obras de arte no valor R$ 1.000 logo após a divulgação do resultado, e a segunda parcela no Valor de R$ 1.000 será paga após a abertura da exposição e comprovada a qualidade de execução do projeto.
     A exposição de cada artista selecionado será realizada no segundo semestre de 2012, em uma das galerias da Secretaria de Cultura, em data a ser definida, permanecendo aberta à visitação pública por 30 dias, no horário de funcionamento da galeria. Como contrapartida, será incorporado ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no mínimo uma obra de cada projeto selecionado, compatível com o valor de mercado e o valor do prêmio.
     Dessa forma, artistas residentes em Ponta Grossa, que precisem de um investimento inicial para produzir uma quantidade de obras necessárias para compor uma exposição individual, terão a garantia de espaço para exposição dessas obras, que poderão inclusive ser comercializadas, gerando um capital de giro para compra de material para novas obras, viabilizando um ritmo constate de produção.

1. Inscrição: de 26 de março a 22 de junho de 2012
2. Julgamento: 23 e 24 de junho de 2012