MEIO AMBIENTE: Prefeitura organiza coleta de óleo vegetal usado

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente, irá fazer a coleta, o armazenamento, o transporte e a destinação final do óleo vegetal usado em cozinhas industriais, hotéis e estabelecimentos do município que utilizam o óleo. O serviço será feito pela empresa GRT Reciclagem de Óleo Vegetal LTDA, licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná e cadastrada no Ibama e na Vigilância Sanitária. O Termo de Cooperação Técnica entre o municipio e a empresa foi firmado este mês. A coleta é autorizada e recomendada pelas organizações ambientais.
Cada estabelecimento que lida com o óleo vegetal receberá um recipiente, denominado “bombona”, para recolher o resíduo. Os recipientes têm capacidade de armazenar até 80 litros de óleo. Cada “bombona” terá identificação da empresa, tampa removível e lacre para maior segurança e higiene. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Pillati, o óleo gerado nas empresas será coletado num prazo de 30 a 45 dias, dependendo do volume. No ato da coleta, a empresa receberá um documento denominado “Controle de Coleta”, que demonstra às autoridades competentes que o referido estabelecimento dá um destino ambientalmente correto aos seus resíduos.