Ponta Grossa premia escritores de Literatura Infantojuvenil

Foi divulgado nesta semana o resultado do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2013, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC). Os vencedores na categoria nacional foram Elaíse Maria de Mello Barbosa (Franca/SP), Francisco Hélio de Souza (Brasília/DF) e Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro/RJ). Já na categoria local os selecionados foram Elioenai Padilha Ferreira, Phellip Willian de Paula Gruber e Ana Carla Vieira Bellon.
O homenageado deste ano é o escritor pontagrossense e médico Ângelo De Col Defino, autor das obras ‘Operários e Operarianos’ (livro infantil lançado durante o II Flicampos), ‘Imortal Operário Ferroviário – as histórias do Fantasma de Vila Oficinas’ e ‘A primeira partida de futebol do Estado do Paraná’.
Três pontagrossenses formaram a comissão julgadora dos textos de literatura infantojuvenil inscritos para o concurso do ano passado. A professora Lucélia Clarindo, o pesquisador Érico Ribas e o homenageado Ângelo Luiz De Col Defino leram 76 textos para fazer a seleção. Cada vencedor recebeu R$ 1,2 mil como premiação. As histórias premiadas serão publicadas em uma edição de mil exemplares, cada uma, pela Fundação Municipal de Cultura ainda em 2014, cabendo aos autores uma cota de 100 exemplares, a título de direitos autorais. Os outros 900 exemplares de cada história publicada serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.
Concurso 2014
Já está disponível para consulta o edital do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2014, que este ano homenageia a escritora Neuza de Souza. As inscrições acontecem de 1.º a 31 de março, exclusivamente pela internet. O edital pode ser acessado pelo www.culturapg.com.br/editais.
Confira o resultado:
CATEGORIA 1 - Os textos pertencentes à categoria 1  são destinados aos  leitores iniciantes, versam sobre lendas fantásticas  cujos assuntos e personagens giram em torno do universo imaginário.
- ‘Pirilampo e o sumiço das canetas’, de Elaíse Maria de Mello Barbosa (Franca/SP)
- ‘Bicho papão’, de Elioenai Padilha Ferreira (Ponta Grossa/PR)
CATEGORIA 2 - Na categoria 2, os textos são sobre lendas lúdicas já para crianças maiores, cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentado de forma a estimular a leitura pela criança.
- ‘Joãozinho e a origem do Capitão Malvado’, de Francisco Hélio de Souza (Brasília/ DF)
‘Tchau, seu Pedro’ de Phellip Willian de Paula Gruber (Ponta Grossa/PR)
CATEGORIA 3 - A categoria 3, privilegia os textos maiores, podendo chegar a dez laudas. Sãopara leitores fluentes e críticos ,devendo ser lendas de efeito cujos assuntos e personagens giram em torno de situações de confronto e dificuldades.
‘Bilhete de Náufrago’, de Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro/ RJ)
‘A fantástica descoberta de Valentin’, de Ana Carla Vieira Bellon (Ponta Grossa/PR)