Concurso Emma Sintani acontece neste domingo

Competição integra agenda do 12º Setembro em Dança

No próximo domingo, 21, a Casa da Dança, unidade da Fundação Municipal de Cultura, realiza o 2º Concurso de Dança Emma Sintani, que vai eleger os melhores grupos de dança de Ponta Grossa e região. A competição acontece a partir das 15h, no Cine-Teatro Ópera, com entrada gratuita.
A segunda edição do festival bateu o recorde no número de participantes, com 23 grupos de Ponta Grossa e Campos Gerais inscritos nas categorias Academia de Dança e Grupos Populares. Irão se apresentar o Grupo Amigos da Dança, Studio de Dança Fabíola Capri, Academia de Dança Pró-Arte, Academia Vyvvá e Ruanny Cius pela categoria Academia. Já o Grupo Flamenco Débora Wolff, Jorge Dechandt, Grupo de Danças Zahira, Ministério de Dança Iasis, Escola Municipal de Dança de Telêmaco Borba, Ministério de Dança Ester, Clamor nos Pés, Grupo de Danças Gaúchas Estampa Campeira, Contemplação, CTG Rancho Alegrete, Muleka, Ministério Renovo, Adorarte, Vincita Cia de Dança, Ágape, Escola de Atores Cia de Artes Ele Vive, Grupo de Danças Gaúchas Galpão Crioulo, e a dupla Rebeca e Gabriela se apresentam na categoria Popular.
Uma comissão avaliadora vai selecionar os quatro melhores de cada categoria, que receberão prêmios que variam de R$ 800 a R$ 1.500. Além disso, estará em disputa o Prêmio Especial Emma Sintani, conferido ao melhor grupo de dança de Ponta Grossa, de acordo com a pontuação geral. Os critérios de avaliação das coreografias envolvem os quesitos técnica, interpretação artística, harmonia do grupo e figurino.
Emma Sintani
Emma Sintani foi uma grande dançarina e coreógrafa boliviana. Em 1963, fundou uma das principais escolas de dança de Ponta Grossa, a convite da Sociedade Artística Cultural Basílio Itiberê (SCABI). Iniciou sua carreira aos 17 anos, quando integrou o corpo de bailarinos do Ballet Oficial da Bolívia como solista principal. Acompanhada do bailarino Renan Castellon, veio para o Brasil, onde foi professora e coordenadora do Setor de Dança da Universidade Estadual de Ponta Grossa e recebeu o título de cidadã honorária ponta-grossense. Faleceu em 13 de maio de 2003 em sua terra natal. Renan estará presente no evento como convidado especial no concurso. Seguindo sugestão do Conselho Municipal de Política Cultural, o concurso foi nomeado de Emma Sintani como forma de homenagear a bailarina, que prestou relevantes serviços à cultura princesina.