Prefeitura atinge recorde de formalização de micro empreendedor

A Prefeitura Municipal de Ponta Grassa através da ‘Sala do Empreendedor’, que faz parte da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, encerra o ano com 1.315 novos empreendedores individuas, um aumento de 24% em relação ao ano passado. O número de atendimento também teve um crescimento, foram 7.166 contra 4.144 no ano de 2013, 42% em relação a 2013.  Estes dados refletem o período de desenvolvimento econômico e industrial que vêm passando a cidade.

O crescimento e a melhoria são resultados de uma política pública de apoio e fortalecimento dos pequenos empreendimentos, obtidas através do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o SEBRAE. A ‘Sala do Empreendedor’ é hoje um espaço de apoio, de fomento e de fortalecimento aos pequenos negócios no município.

“Temos buscado consolidar e ampliar em âmbito municipal tratamento diferenciado e favorecido previstos para a Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) pela Lei Geral 123/2006 e demais leis complementares”, comenta a Chefe da Divisão de Fomento ao empreendedorismo e Coordenadora da Sala do Empreendedor, Tônia Mansani.

Em 2015 a ‘Sala do Empreendedor’ passará por uma ampliação das instalações, contando com o dobro do espaço físico e de equipe de atendimento. Além do aumento do portfólio de serviços, continuará disponibilizando um consultor na área de gestão financeira do SEBRAE, todas as sextas-feiras. Também terá distribuição de materiais de apoio aos empreendedores como: cartilhas, pocket, vídeos educativos e planilha de fluxo de caixa eletrônico. Através da parceria com o SEBRAE, passará a ofertar, também, oficinas de capacitação para os empresários com o apoio da ACIPG, mensalmente.

O Objetivo da ‘Sala do Empreendedor’ para o próximo ano é continuar com a formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI) e também oportunizar ao MEI já formalizado o crescimento, para que ele possa migrar para o porte de micro empresa, gerando desenvolvimento, empregos e renda.