Prolar promove atividades no Conjunto Buenos Ayres

Por Mariana Galvão Noronha
 
No último final de semana, a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) realizou uma ação social no Conjunto Habitacional Buenos Ayres, beneficiando cerca de 500 famílias com kits de higiene bucal e atividades de conscientização. A ação faz parte de um projeto social desenvolvido pela Prolar em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“A entrega das unidades habitacionais é apenas a primeira parte do trabalho da Prolar. Nosso objetivo depois é conseguir transformar o conjunto em uma verdadeira comunidade, fortalecendo o novo conjunto e oportunizando a qualidade de vida que a população merece”, destacou o presidente da Prolar, Dino Schrutt. Além dos kits de higiene bucal, também foi realizada um teatro de conscientização, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com mais de 300 crianças do conjunto habitacional, orientando de forma lúdica a importância dos cuidados de higiene bucal para uma saúde bucal de qualidade.
Na ocasião, os moradores do Buenos Ayres ainda tiveram a oportunidade de ter acesso à Justiça Restaurativa, através de um convênio entre a Prolar e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), liderado pelas juízas Jurema Carolina Gomes e Larissa Copak Muniz. “Pela primeira vez no Estado, o município de Ponta Grossa e o Tribunal de Justiça do Paraná levaram a Justiça Restaurativa até a porta da casa da população mais carente”, comemorou o presidente da Prolar.
Sob a ação do Cejusc, foram realizados atendimentos em casos de pensão alimentícia, divórcio e guarda; tutela e responsabilidade no caso de idosos; desentendimento entre vizinhos; divisão de terreno e construção de muro entre vizinhos; cobrança de dívidas; e problemas com bancos ou outros prestadores de serviço.