Prolar: Mulheres do Andorinhas participam de oficina de artesanato

por Josué Teixeira
 
A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) realizou, na tarde de hoje (28), uma oficina de artesanato no residencial das Andorinhas. Cerca de 20 mulheres participaram da ação, que incluiu a confecção de guirlandas com material reciclável e tiaras infantis decoradas. 
De acordo com a assistente social da Prolar, Márcia Pedroso dos Santos, a ação faz parte do projeto social da Prolar para o fortalecimento das comunidades e promoção de alternativas de renda junto aos mutuários. “A oficina de artesanato é muito importante, pois oferece mecanismos simples que podem possibilitar a geração de alternativas de renda, que hoje é um dos eixos de atuação da Prolar junto aos mutuários”, aponta.
"É muito bom poder participar", declara Cacilda de Fátima Janz. Moradora do Andorinhas há cerca de um ano, ela afirma que o curso, além de ensinar sobre uma profissão, auxilia no contato com a comunidade. “A gente aprende muito com esses cursos, acaba fazendo novas amizades e se aproximando mais das pessoas daqui”, declara.
Além dos aspectos ligados ao empreendedorismo e ao fortalecimento de laços comunitários, o curso oferecido também trabalha a questão Ambiental. É o que explica Adriana de Andrade e Silva, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e uma das coordenadoras da ação. “O principal dessa oficina é ensinar aos mutuários que eles podem aproveitar materiais recicláveis, que acabariam indo para o lixo, de uma forma consciente. É  uma oportunidade para levar a educação ambiental a essas aos moradores para que eles cuidem do ambiente em que vivem e tenham uma qualidade de vida cada vez maior”. conclui