Prefeitura reutiliza pneus descartados em arroios para produção de lixeiras e bicicross

A praça Maria Joana está recebendo diversos equipamentos feitos de materiais reutilizados

Como forma de economia e sustentabilidade, a Secretaria de Serviços Públicos inovou na construção da praça Maria Joana, espaço de lazer localizado na rua Visconde de Nacar que está em fase de conclusão e deve ser inaugurado em breve. Ideia sugerida pelo servidor municipal Vanderlei Vieira, foram utilizados 150 pneus resgatados de arroios para a confecção de cinco lixeiras e de uma pista de bicicross infantil.
 
Segundo o secretário da pasta, Márcio Ferreira, também foram reutilizadas ferragens que estavam instaladas em outros locais. “Usamos diversos materiais que estavam precisando de manutenção, remodelando e instalando na nova praça. O espaço também conta com parque infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada e ‘chimarródromo’, por exemplo”, aponta Ferreira.
 
A economia é de cerca de R$ 250 por lixeira, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que leva em consideração o valor unitário da compra de lixeiras comuns. Segundo a Prefeitura, a instalação na praça Maria Joana servirá como teste para a possível implantação posterior do equipamento em outros locais.