Conferência de Cultura inicia nesta segunda com debate sobre direitos autorais

Por: Luana Caroline Nascimento

A partir desta segunda, no Centro de Música, irá acontecer a 19° Conferência Municipal de Cultura. Ao todo serão três dias de evento, com destaque para as discussões sobre direitos autorais e o debate sobre as ações no Supremo Tribunal Federal que preveem a extinção da necessidade de DRT para artistas e músicos. A Conferência de Cultura é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e do Conselho Municipal de Política Cultural. A participação é aberta e gratuita a qualquer interessado.
     No primeiro dia, 16, às 19h30, terá uma mesa redonda sobre direitos autorais com Canísio Miguel Morch, da Biblioteca Pública do Paraná, e o músico Sérgio Falcão, da Ordem dos Músicos do Brasil. A programação da terça-feira, 17, às 19h30, será um debate sobre as demandas e prioridades do Plano Municipal de Cultura de Ponta Grossa e os Planos Setoriais, além da definição dos homenageados nos Prêmios Culturais 2018, que serão entregues durante a 32ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei.
     A Conferência encerra na quarta-feira, 18, com o debate, também às 19h30, ‘Profissão: artista’, que irá discutir sobre as ADPFs 183 e 293, que preveem a extinção da necessidade de registro profissional a artistas e músicos. As ações serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal no dia 26 de abril. Participará do debate a presidente do SATED/PR, Eliane Berger.
     “A Conferência de Cultura sempre foi marcada como o momento de encontro entre artistas, técnicos, produtores culturais, pesquisadores e comunidade para discutirem os rumos da cultura em Ponta Grossa. A partir deste ano, ampliamos as discussões, trazendo temáticas que estão em destaque no Brasil”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Agenda:
19ª Conferência Municipal de Cultura
16 a 18 de abril de 2018
Centro de Música
16/04 - 19h30
MESA REDONDA - Cultura e Direitos Autorais
Canísio Miguel Morch - Biblioteca Pública do Paraná
Sérgio Falcão - Ordem dos Músicos do Brasil
17/04 - 19h30
DEBATE - Demandas e prioridades do Plano Municipal de Cultura de Ponta Grossa e seus Planos Setoriais
Definição dos homenageados nos Prêmios Culturais 2018
18/04 - 19h30