Sala do Empreendedor intensifica capacitações para MEIs

Por Millena Sartori

Em três meses o órgão quase dobrou o total do ano passado inteiro
 
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa divulgou, nesta quinta-feira (3), o balanço de capacitações voltadas a microempreendedores individuais (MEIs) já realizadas em 2018. Promovidas regularmente entre fevereiro e novembro de cada ano, o total de beneficiados pelas atividades organizadas pelo governo municipal em parceria com outras instituições quase foi dobrado em relação a 2017: de 406 MEIs capacitados no ano passado inteiro, de fevereiro a abril deste ano já participaram das ações 756 empresários.

Outro número crescente também chama a atenção: enquanto em 2017 a Sala do Empreendedor somou quase 45 mil atendimentos gerais, neste início de ano o total já ultrapassou a metade, registrando 24.142 atendimentos. Segundo a coordenadora do órgão pertencente à Secretaria de indústria, Comércio e Qualificação Profissional os objetivos são legalizar, simplificar, capacitar e emancipar. “Legalizar para que o negócio se torne oficial; simplificar através de soluções eletrônicas – como é o caso do nosso Alvará Online, por exemplo -; capacitar solicitando a participação em pelo menos três oficinas por ano para continuar com o apoio da Sala e, assim, para que possa se emancipar e controlar a auto-gestão da empresa”, aponta Tônia Mansani.

A agenda de oficinas e atividades de capacitação voltadas para MEIs está disponível no site da Sala do Empreendedor. Segundo a coordenadora todos os temas foram desenvolvidos através da demanda de atendimentos. “Diante das maiores dúvidas apresentadas por esses empresários nós buscamos as soluções. A programação do ano todo já foi disponibilizada e as inscrições estão sempre abertas”, afirma ela, que indica que os interessados podem solicitar sua participação através do e-mail saladoempreendedor@pg.pr.gov.br ou do telefone 3901-1888.

Entre os temas desenvolvidos pelo menos uma vez por mês estão os direitos e obrigações da modalidade, mídias eletrônicas, planejamento, gestão financeira, compras públicas, nota fiscal, orientações da Vigilância Sanitária, crédito e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). As oficinas são focadas em aspectos práticos e rotineiros, e possuem duração de até 3 horas.

Entre os parceiros da Prefeitura Municipal estão o Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a Receita Federal, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Faculdades Ponta Grossa e o Cescage.