Ação conjunta entre Autarquia e ANTT fiscaliza transporte rodoviário em PG

por Josué Teixeira
 
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), promove até sexta-feira (09) diversas ações de fiscalização dos veículos do transporte interestadual que utilizam o terminal rodoviário da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem como principal objetivo a verificação de itens de segurança dos ônibus e a conscientização de passageiros sobre a importância da utilização do cinto de segurança durante as viagens.
De acordo com a coordenadora da Seção de Educação do Departamento de Trânsito (Deptran) da AMTT , Jocilei Kingeski, mais de 40 veículos foram fiscalizados até o momento e seis autos de infração foram formalizados. “Nós estamos realizando a análise de diversos itens durante a fiscalização, tais como a documentação, estado de pneus e lâmpadas e se há defeitos em cintos, além de trabalhar na conscientização sobre a importância do cinto de segurança e  qual a forma adequada das mães com crianças de colo devem transportar as crianças durante as viagens”, explica.
Para o presidente da AMTT, Roberto Pellissari a ação contribui para o reforço das atividades educativas promovidas pelo órgão durante todo o ano no município. “É muito importante o reforço constante sobre as formas de como a população pode contribuir com a segurança de todos no trânsito. Nós fiscalizamos e realizamos ações educativas rotineiramente com foco em motoristas e pedestres e, no caso das linhas interestaduais, essa prática relembra cuidados essenciais e que, muitas vezes, acabam sendo negligenciados. Para se ter uma ideia, segundo levantamento dos nossos agentes, cerca de 32% dos passageiros que participaram das ações de fiscalização utilizavam o cinto de segurança. Esse é um dado muito importante e que ressalta a importância de promovermos atividades como essa”, destaca Pellissari.