Projeto ‘Invasão Poética’ leva música e poesia da Escola para Unidade Básica de Saúde

Alunos da Escola Municipal Amadeu Puppi levaram poesia e música para UBS no Parque Nossa Senhora das Graças

Os alunos da Escola Municipal Prefeito Dr. Amadeu Puppi realizaram mais uma ‘Invasão Poética’ na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zilda Arns, no Parque Nossa Senhora das Graças, nesta segunda (15). O projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, desenvolve a performance dos estudantes e leva música e poesia para o público através de intervenções artísticas na comunidade.

Foram realizadas duas apresentações pelos alunos do primeiro ano: a poesia ‘A Bailarina’ de Cecília Meireles e a ciranda popular ‘A linda Rosa Juvenil’. A professora da turma, Cassiana Guimarães, conta que a classe ensaiou ao longo de 10 dias e a aceitação do projeto dentro da sala de aula foi abraçada por todos os alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica Elizandra de Morais, a ideia foi proporcionar um clima agradável e alegre ao ambiente da Unidade. Alegria essa que foi alcançada, como relata a moradora Janine Regina, 45 anos. “Eles nos trouxeram alegria. Eu amei!”, disse ela.

O projeto tem por finalidade aproximar os alunos do ensino fundamental à linguagem da poesia, proporcionando uma nova experiência para além dos espaços das escolas, além de auxiliar no desenvolvimento de aprendizagem através das rimas, aliteração, entonação, atuação e no processo de leitura e escrita. Os locais de apresentação são espaços públicos como praças, supermercados, unidades básicas de saúde, terminais de ônibus, entre outros.