Campanha de prevenção ao câncer de mama será lançada na quinta-feira

Será lançada nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no Ponta By Night, a campanha ‘Ela por Elas’ de orientação e prevenção contra o câncer de mama. A campanha é uma promoção do Rotary Club Ponta Grossa Vila Velha e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. “Uma campanha que visa a conscientização das mulheres é de suma importância, pois a detecção precoce desta doença é fundamental para a cura”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho.A campanha, de caráter permanente, irá orientar mulheres – mães e filhas – sobre o auto-exame da mama. Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sueli Schmitt, “o resultado esperado é o hábito do auto-exame, possibilitando o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama”. A iniciativa é única na região dos Campos Gerais. “O objetivo é que a mãe repasse a informação para a filha. E na idade certa”, ressalta o idealizador da campanha, Sérgio Zadorosny Filho, integrante do Rotary.A coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Eliana Hauagge Ceccato, alerta que a incidência deste tipo de câncer é bastante alta. “No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres”, ressalta. O auto-exame da mama é uma das principais formas de detecção precoce do câncer de mama, que deve ser seguido pelo exame clínico da mama e a mamografia, quando recomendada pelo médico.Para atingir as adolescentes, os organizadores da campanha irão lançar um material diferente e moderno. A campanha será desenvolvida através da mídia, distribuição de folder e materiais diversos, e palestras dirigidas. Também está programado para acontecer em agosto um desfile de modas, com modelos mães e filhas, para mostrar as roupas produzidas para a campanha. Ainda deve ser produzido um calendário 2009. A renda obtida com o desfile, a comercialização das roupas e do calendário será destinada à continuidade do trabalho.CÂNCER DE MAMAOs sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher e deve ser feito uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a história familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um crescimento rápido da incidência com o aumento da idade.