Empreendedorismo: Sala Digital contabiliza 31 mil acessos em 5 meses

Por Mariana Galvão Noronha
 
Plataforma foi premiada como iniciativa inovadora no Brasil por agregar serviços e acessos que facilitam o dia a dia do empresário
 
A Sala do Empreendedor Digital, plataforma oferecida pela Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal da Fazenda, foi lançada em setembro do último ano e já superou a marca de 5 mil usuários. De janeiro a maio de 2019, foram contabilizados mais de 31 mil acessos, e não apenas de Ponta Grossa. Com a proposta de agregar serviços e acessos que facilitam o dia a dia do empresário, a Sala do Empreendedor Digital de Ponta Grossa vem recebendo acessos de outras cidades e regiões, com 65% dos acessos com origem na cidade, mas 25% em Curitiba e 4% em São Paulo.
 
“O projeto piloto da Sala Digital teve início lá em 2014, quando começamos a identificar processos repetitivos, que o empresário poderia resolver sem sair de casa. Nosso foco era facilitar a vida do MEI, que representa hoje 30% da nossa economia, mas a Sala Digital hoje representa uma convergência de serviços para todas as modalidades de negócio, evitando o desperdício de tempo, o deslocamento físico até os locais e eliminando a necessidade de acessar diversos sites para obter documentos e informações”, detalha a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani.

Na manhã de quinta (13), a Sala do Empreendedor reuniu parceiros na prestação de serviços ao empresário em Ponta Grossa e a coordenadora apresentou um balanço dos atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, inaugurou a nova roupagem do espaço de atendimento e apresentou a equipe. A apresentação também foi prestigiada pelo ex-secretário municipal, Paulo Carbonare.

Com o crescimento da Sala Digital, houve redução de 8% nos atendimentos físicos da Sala do Empreendedor, permitindo que parte dos serviços sejam resolvidos remotamente pelo empresário. O uso da Sala Digital para emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e do Documento de Arrecadação do Simples (DAS) também aumentou nesse período, contabilizando redução na procura da sala física para os serviços, com queda de 13% e 38%, respectivamente.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa é referência no Estado em função da estratégia adotada de buscar constantemente a modernização, buscando, de forma independente a inovação, a exemplo da primeira Sala Digital do Brasil. “Além de ser referência para os microempreendedores individuais na cidade, a Sala recebe gestores de projetos de outros Estados para conhecer a estrutura e o serviços realizados. Com esse pioneirismo, Ponta Grossa está no caminho do desenvolvimento, dando espaço principalmente ao pequeno empresário, que tem impacto fundamental na circulação da economia”, comenta Franzim.

Prefeito Empreendedor
Na última semana, a ferramenta Sala Digital garantiu ao prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, o reconhecimento do Sebrae no X Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”. A premiação reconhece iniciativas de gestões públicas que tenham o estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios como uma das prioridades, impactando no empreendedorismo local.

“É uma iniciativa pioneira no Brasil, por isso o reconhecimento nacional como Prefeito Empreendedor. Eu sou muito grato por contar nessa equipe com dois servidores de carreira à frente de propostas de inovação como esta, que acreditam em uma ideia e buscam fazer diferente. Nosso propósito é facilitar a vida do empresário, especialmente o pequeno, para que num futuro breve ele possa fortalecer ainda mais nossa economia com uma grande empresa, gerando emprego e renda para Ponta Grossa”, aponta o prefeito Marcelo Rangel.

Recentemente incorporada à Secretaria da Fazenda, a Sala do Empreendedor é responsável pela formalização de mais da metade dos Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade. “Em cinco meses, foram 849 aberturas de MEIs na Sala, um incremento de quase 10% com relação ao mesmo período do ano passado. Em um período economicamente instável, o crescimento dos MEIs torna cada vez mais indispensável uma política pública voltada ao empreendedorismo. E a inovação é fundamental nesse processo. A Sala Digital é uma ferramenta que, além de premiada, facilita o dia a dia do empresário. E o melhor: com custo zero para o Município”, avalia o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Acipg
Representantes da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) estiveram hoje (13) no gabinete do prefeito prestigiando o reconhecimento com o  X Prêmio Prefeito Empreendedor pelo desenvolvimento da Sala Digital. O presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca, esteve acompanhado de outros representantes da diretoria e foi recebido pelo prefeito Marcelo Rangel, o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani e representantes da equipe da Sala do Empreendedor.