Ponta Grossa recebe prêmio em 1º pelo programa Conecta Biblioteca

Por: Luana Caroline Nascimento
 
     A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, recebeu 1º lugar nacional no programa Conecta Biblioteca A entrega do prêmio aconteceu nesta segunda-feira, 02 de dezembro, na sede da ONG Recode. Estava presente na cerimônia representando a Biblioteca Municipal e a Prefeitura de Ponta Grossa Elisângela Schmidt, assistente cultural da Fundação Municipal de Cultura e coordenadora do Comitê Jovem In-Pulsação.
     Ao todo, 272 bibliotecas foram inscritas e 108 selecionadas em todo o Brasil para receberem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios durante 15 meses, com o objetivo de atrair mais jovens atividades culturais. O resultado foi divulgado na tarde de ontem, 30 de setembro, e colocou Ponta Grossa em evidência em todo o país pela excelência e inovação neste período.
     O principal objetivo do edital era aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018. Para atingir essa meta, foi criado, no ano passado, um Comitê Jovem, In-Pulsação, para realizar pesquisas com a comunidade, incluindo estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais já graduados. Os integrantes realizaram entrevistas com pessoas da comunidade para saber o que a população esperava da Biblioteca Pública. Foram ouvidas 351 pessoas em 32 entrevistas, entre conversas individuais e com grupos focais.
     Entre as ações premiadas tiveram clubes de leitura para jovens e adultos com autores da cidade (participaram os escritores Lucas Walker, Kleber Bordinhão, Ramon Ronchi, Miguel Sanches Neto, Phellip Willian e Melissa Garabeli), distribuição de poesia com alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha. Aconteceram oficinas de teatro (com a atriz Michella França), de produção de podcast (com o jornalista André Bida), de criação, rima e composição (com o músico João Triska e o rapper Santa Rima), de canções instantâneas (com os músicos Maurício Pereira e Tonho Penhasco) e de poesia alternativa (com as acadêmicas Letiellen Teixeira Bueno e Camila Ienke, do curso de Letras). Também passou a integrar a agenda da Biblioteca Pública os encontros do #vemvestiba, com debates sobre as obras literárias cobradas nos vestibulares da UEPG que estão disponíveis no acervo para empréstimo.