CARNAVAL 2009 Desfile leva cerca de 40 mil pessoas para a avenida

Cerca de 40 mil pessoas foram para a avenida Vicente Machado assistir ao desfile das escolas de samba no carnaval 2009 de Ponta Grossa, na noite de segunda-feira (23). Esse público foi maior do ano passado, que ficou em 30 mil pessoas. Apesar do pouco tempo de preparo, por causa da demora na liberação da verba, as escolas de samba mostraram que carnaval se faz com determinação e força de vontade. Desfilaram pela avenida aproximadamente 2,4 mil pessoas de seis escolas de samba e três blocos carnavalescos. O desfile retorna nesta terça-feira, á partir das 20h.“Neste ano pudemos ver que todos acreditam na nossa festa. O nosso carvanal está na rua, superando a espera, a expectativa, a preocupação”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt, que juntamente com a rainha do carnaval 2009, Andressa Garcês Sallen, o Rei Momo Anderson Pedroso e a primeira e segunda princesa do carnaval 2009, Letícia Macedo e Jéssica Prado, respectivamente, abriram o desfile na avenida. Também fizeram parte da comitiva os reis e a rainhas da melhor idade do carnaval 2009 da Fapi, Nelson de Souza e Terezinha de Jesus Pereira, e do Sesc, Pedro Almeida e Juraci Kanufree. A primeira escola a desfilar foi a Baixada Princesina do Santa Mônica, que foi fundada em 1982 por um grupo de amigos durante uma roda de samba. Segundo o presidente da escola, Luiz Carlos Araújo, foram apenas cinco dias de preparo para levar a agremiação para a avenida. “Foi uma responsabilidade muito grande. Até o inicio da semana passada não sabíamos se iríamos desfilar, mas agora, com tudo certo, estamos aqui, pois temos um compromisso com o público que vem para a avenida”, disse Araújo.. A segunda escola a pisar na avenida foi Portal das Águas, com o tema “Itacueretaba – Eterna Paixão de Pedra”, que lembrou a lenda indígena de Vila Velha. Depois de meia hora foi a vez da Nova Princesa, que com cerca de 100 pessoas levou para a rua a homenagem aos antigos carnavais. Sem alas, sem comissão de frente e sem baianas, a escola levou para a avenida bateria, foliões fantasiados como nos tempos antigos e mestre sala e porta-bandeira. A Águia de Ouro foi a quarta a desfilar com 160 integrantes, seguida pelo verde e rosa da Ases da Vila, com 180 pessoas. A Globo de Cristal, vencedora do carnaval 2008, encerrou o desfile com o enredo Amazonas. Com quatro carros alegóricos, sete alas, 17 destaques e 210 integrantes, a escola buscou a conscientização do público para a preservação do meio ambiente.