ULTRA-SOM - Prefeitura adquire aparelhos de última geração

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu dois novos aparelhos de ultra-sonografia para ampliar o atendimento à população. Os equipamentos são de última geração, da marca Medison, modelo X8, e permitem elevar diagnósticos a um nível superior de precisão e de qualidade. As máquinas já estão instaladas e em pleno funcionamento há uma semana no Centro Municipal da Mulher (Vila Liane) e no Pronto Socorro Municipal.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Winston Bastos, com a aquisição, a prefeitura está ampliando o acesso a exames de diagnóstico por imagem já que, agora, são quatro aparelhos à disposição da comunidade. “Os novos equipamentos são muito modernos, permitem diagnóstico com precisão e em menos tempo. Além disso, como já existiam dois aparelhos de ultra-sonografia, estamos duplicando a capacidade de atendimento”, afirma Bastos.
No Centro Municipal de Mulher, segundo Bastos, o aparelho caracteriza a evolução da gestação através de um diagnóstico por imagem bastante preciso. Lá, o novo aparelho está realizando de 35 a 40 exames por dia. Já no Pronto Socorro Municipal, o equipamento atende a população em geral nos casos de urgência e emergência, e está realizando cerca de 12 exames diariamente.
Grávida de seis meses, a dona de casa Ilizandra Brasil estava ansiosa para saber o sexo e conferir se estava tudo bem com seu bebê. “O atendimento aqui é muito bom e o médico é excelente. Como a minha gravidez é de risco, faço exames com freqüência”, afirma Ilizandra. Durante o exame, a gestante pode acompanhar os batimentos cardíacos do bebê, se encantou ao ver as características do rostinho e descobriu que vai ser mamãe de um menino. “Eu sabia que seria um menino. Meu filho vai se chamar Davi”, revela a dona de casa.
Com as novas aquisições, o setor de Diagnóstico por Imagem do município está cada vez mais completo. Entre os aparelhos que realizam exames diariamente, estão um Tomógrafo de última geração, modernos aparelhos de ultra-sonografia e de mamografia e também o Raio X.