A Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon) acaba de concluir a substituição de todo o sistema de iluminação da praça Simon Bolívar, em Oficinas. Foram instalados no local 27 postes modelo “republicano”, com luzes mais claras e fortes e, ao mesmo tempo, mais econômicas. “Com essa ação, a Afepon contribui para a melhoria da iluminação da praça, garantindo mais segurança para toda a região”, ressalta o presidente da agência, Calixto Abrão Miguel Ajuz. O mesmo trabalho ocorreu na Praça Frei Elias, localizada próximo à Igreja São Cristóvão.
A atual administração vem investindo na recuperação e remodelação das praças da cidade. Em torno de 20 praças, incluindo as centrais – Barão do Rio Branco, Barão de Guaraúna, Marechal Floriano Peixoto, Praça João Pessoa, entre outras –, já receberam a nova iluminação.
As novas luminárias instaladas nas praças, além de mais economia, devem diminuir os casos de vandalismo registrados, pois os modelos antigos facilitavam o furto das lâmpadas. Essas antigas luminárias, após serem reformadas, serão removidas para pontos mais seguros, como áreas reservadas ou com policiamento permanente.