RÁDIO PREFEITURA

11/08/2014

Rangel entrega escrituras para moradores do Dom Bosco

Depois 15 anos, moradores do Dom Bosco recebem escrituras das suas residências.
 
    Depois de 15 anos de espera, os moradores do Condomínio Social do Jardim Dom Bosco, poderão regularizar a situação de seus imóveis. A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), entregou nesta sexta-feira (08) 127 escrituras. A cerimônia contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel, do presidente da Prolar, Dino Schrutt e do chefe da Divisão de Documentação Imobiliária, Pedro Campos. Com a situação regularizada na prefeitura, os moradores, deverão apenas fazer o registro no Cartório de Imóveis.

1108_dino_schurutt_presidente_da_prolar.mp3, 1108_priscila_goncalves_de_araujo_moradora_do_dom_bosco.mp3, 1108_roseli_de_paula_moradora_do_dom_bosco.mp3
11/08/2014

A partir do próximo mês, 14 escolas municipais passam a contar com o Programa Educação Empreendedora, desenvolvido em parceira entre a prefeitura de Ponta Grossa, através das Secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e o SEBRAE. O empreendedorismo será desenvolvido em todas as matérias ensinadas nas salas de aulas para crianças do 1º ao 5º ano, garantindo-lhes, futuramente, autonomia, pro atividade e produtividade. O convênio de cooperação foi assinado nesta sexta-feira entre o prefeito Marcelo Rangel e o superintendente regional do SEBRAE, Joel Franzim Junior. Das 14 escolas municipais que trabalharão com o projeto Educação Empreendedora, quatro funcionam em tempo integral.
 

1108_joel_franzim_junior_superintendente_regional_sebrae.mp3, 1108_esmeria_saveli.mp3
05/08/2014

Jardim Atlanta receberá melhorias na sinalização

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) teve papel importante durante a ‘Operação Padrão Bairros’, neste sábado (02). Devido a reivindicação dos moradores, a AMTT, vai melhorar a sinalização da rua Apucarana, no cruzamento com a rua Bento Ribeiro. “Os moradores relataram que nesse local existe um alto índice de acidentes. Nesta semana nossas equipes virão até o local, com objetivo de elaborar o projeto adequado. Dentro de poucos dias vamos melhorar a sinalização neste trecho”, explica o Paulo Eduardo Franco Wanderley.
  De acordo com o morador do Jardim Atlanta, Adão Gomes Ribeiro, a sinalização vai trazer mais segurança para o local. “Eu conversei com o pessoal da AMTT, eles prontamente me atenderam. Nós próximos dias teremos uma sinalização melhor. Isso vai nos trazer mais agilidade e segurança”, diz Ribeiro.

0408_paulo_eduardo_franco_wanderley_diretor_da_amtt.mp3
05/08/2014

Jardim Atlanta recebe ‘Operação Padrão Bairros’

   Moradores do Jardim Atlanta receberam neste sábado (02) a ‘Operação Padrão Bairros’. A ação envolve diversas secretarias municipais e possibilita melhorias significativas a população. Durante a operação a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) executou trabalhos de limpeza de ruas, desobstrução de galerias, capina, patrolamento. Além disso, outras questões foram encaminhadas para os devidos setores. A ‘Operação Padrão Bairros inicia no sábado, mas os trabalhos continuam durante vários dias. A Secretaria Municipal de Esportes também esteve presente levando lazer e recreação para as crianças. A operação também contou com o ônibus do projeto 'Semear Leitores', da Secretaria Municipal de Educação. O projeto tema finalidade de despertar nas crianças o gosto pela leitura.
   “O Jardim Atlanta tem grande importância para a nossa cidade. Hoje estamos desenvolvendo diversas ações e levantando problemas que serão resolvidos nos próximos dias. O fundamental é este contato com os moradores. Através dessa nossa visita, ficamos sabendo os problemas de cada comunidade”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.
Morador do Jardim Atlanta há 16 anos, o aposentado Varcílio Correia, acordou mais cedo para acompanhar a ‘Operação Padrão Bairros’. “Estou muito satisfeito com o que a prefeitura está fazendo aqui. Nossas ruas estavam muito carentes. Hoje eles estão limpando e deixando as nossas ruas em melhores condições. Esse trabalho é muito importante”, diz Correia. Participaram da ‘Operação Padrão Bairros’ os secretários de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, de Assistência Social, Julio Kuller e a secretária de Educação, Esméria Saveli. O diretor administrativo da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) Paulo Eduardo Franco Wanderley e o vereador Ezequiel Bueno.
 
Moradores do Jardim Atlanta destacam abertura da Unidade de Saúde
 
   Durante a ‘Operação Padrão Bairros’ deste sábado (02), o prefeito Marcelo Rangel, recebeu muitos cumprimentos pela abertura da Unidade Básica de Saúde, localizada do Jardim Atlanta.
 “Estamos muito felizes com abertura da unidade, temos uma grande equipe nos atendendo. Os médicos cubanos são muito atenciosos e nos tratam com muito carinho. A abertura do postinho melhorou muito a nossa vida”, afirma a vendedora, Lucélia dos Santos.
  Para o prefeito Marcelo Rangel a satisfação da população é o ponto mais importante. “Estou muito feliz em saber que os moradores do Atlanta estão recebendo o atendimento adequado da saúde. Todos estão elogiando os nossos enfermeiros, técnicos administrativos, as nossas assistentes sociais, os nosso médicos cubanos, que estão proporcionando um atendimento de qualidade aos usuários. E isso é o que realmente nos deixa felizes”, comemora Rangel.

0408_alessandro_lozza_sec_de_obras.mp3, 0408_varcilio_correia_morador_do_jardim_atlanta.mp3, 0408_biael_diniz_sobre_a_unidade_de_saude_do_jd_atlanta.mp3
05/08/2014

Equipes do PSF aumentam em 60%
 
  Dentro de aproximadamente 15 dias, a prefeitura de Ponta Grossa aumentará o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), ampliando a cobertura do programa para 62% da população da cidade. Atualmente, a cobertura é de 42%. O número de equipes do PSF no município passará de 41 para 65, representando um aumento de 60%. Este aumento deve-se à ação estratégica da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, na contratação de 182 agentes comunitários de saúde, anunciada nesta sexta-feira pelo prefeito Marcelo Rangel, acompanhado da secretária de Saúde, Ângela Pompeu, e dos secretários de Gestão em Recursos Humanos, Endrigo Ribeiro, e de Governo, Ricardo Linhares.
  “A minha meta de campanha era alcançar esta cobertura em quatro anos de governo. Mas surpreendemos, e chegamos a nossa meta em menos de dois anos”, comemorou o prefeito Marcelo Rangel. E a meta da prefeitura passa, agora, a ser outra e maior: até o final do ano chegar a 95 equipes do PSF, abrangendo 100% da população de Ponta Grossa. Para isso serão contratados mais 186 agentes comunitários de saúde. “Quando priorizamos a atenção básica, conseguimos prevenir que problemas mais graves apareçam posteriormente, isto diminui os números e internamentos e desafoga os leitos dos hospitais”, afirmou Rangel.
   De acordo com a coordenadora do PSF em Ponta Grossa, Vilma Zardo, as novas equipes irão atuar nas regiões que ainda não são cobertas pelo programa. Estas equipes serão responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes, tanto as que já atuam e as novas, trabalham com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
   Segundo a secretária de Saúde, Ângela Pompeu, além de trabalhar na prevenção, o PSF proporciona a aproximação da comunidade com as unidades básicas de saúde, possibilitando desta forma o desenvolvimento de ações conjuntas de promoção à saúde. “Se dermos prioridade à atenção básica, poderemos reduzir significativamente os custos com a Saúde porque, se a pessoa se cuida, ou se os primeiros atendimentos recebidos são eficazes, ela não precisará ‘dar prosseguimento’ ao sofrimento”, disse a secretária.

0408_marcelo_rangel_contratacao_de_agentes_comunitarios_da_saude.mp3, 0408_angela_pompeu_sec_de_saude.mp3
05/08/2014

Abertura de empresas terá mais agilidade

Prefeitura, Associação Comercial de Ponta Grossa e a Junta Comercial do Paraná assinam convênio que permitirá a desburocratização do sistema de abertura de empresas.

  O prefeito Marcelo Rangel assinou nesta sexta-feira (01) um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e Associação Comercial de Ponta Grossa (Acipg). A parceria é mais um passo para a implantação da RedeSim. Este sistema permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em prazos bem mais curtos que os atualmente praticados.
O avanço na implantação da RedeSim será possível por que a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa vai ceder um funcionário técnico a Junta Comercial. O técnico será capacitado para emissão de CNPJ. “O nosso objetivo é simplificar e desburocratizar a abertura e a constituição de empresas. Hoje nos assinamos um convênio importante que vai facilitar a vida dos empresários e fomentar o empreendedorismo. Dentro de poucos dias o CNPJ será emitido diretamente na Junta Comercial de Ponta Grossa, que fica na Acipg. Ou seja, o empresário não precisará mais ir até a Receita Federal para obter o CNPJ”.
   De acordo com o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, o sistema estará disponível ainda neste mês. “Nós acreditamos que até o final de agosto teremos este sistema em funcionamento. Estão sob o nosso comando sessenta e um escritórios em todo Paraná e agora Ponta Grossa também terá a RedeSim. Quero destacar o trabalho do prefeito Marcelo Rangel e de toda sua equipe que estão agilizando as ações da prefeitura, para que o trabalho inicie rapidamente”, diz Akel. A assinatura contou também com a presença do secretário de Governo e chefe de gabinete, Ricardo Linhares e de representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas).

0408_ardisson_naim_akel_presidente_da_junta_comercial_do_pr.mp3, 0408_marcelo_rangel_redesim.mp3
30/07/2014

Prefeitura prepara terceirização da Munchenfest

  A tradicional festa alemã de Ponta Grossa, a Munchenfest, será terceirizada. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta terça-feira. Ainda nesta semana, a prefeitura lançará o edital de licitação para a contratação de uma empresa que será responsável pela Munchen. A festa está em sua 25ª edição e pela primeira vez adora este sistema de terceirização para a organização, contratações e responsabilidade pelo evento. A decisão pela terceirização do evento, tomada há cerca de dois meses, é irreversível.
“Estamos publicando o edital para a terceirização da Munchen ainda nesta semana, para que haja tempo hábil para a realização”, disse o prefeito Marcelo Rangel, que sempre defendeu um novo modelo para a festa, com a isenção do poder público na organização e nas contrações. “Desta forma, teremos menos emprego de recursos públicos e menos envolvimento de das secretarias municipais em um evento muito complexo”, concluiu Rangel.
Segundo o prefeito, o edital de licitação seguirá os moldes de grandes eventos públicos realizados nas grandes cidades do país. O prazo para publicação e preparação para a concorrência será de cerca de 40 dias. “Entendemos que por se tratar de uma festa tradicional e de renome, como a Munchenfest, poderemos atrair interessados em investir. Queremos que a tradição da festa se mantenha, porém, diferente dos outros 24 anos, com outra modalidade de gestão”.

3007_prefeito_marcelo_rangel_sobre_munchenfest.mp3
30/07/2014

Avenida München terá novas regras e mais fiscalização
 
  A Prefeitura de Ponta Grossa está liderando um amplo movimento para resgatar um dos – hoje – mais problemáticos espaços da cidade, a avenida München. Uma série de incidentes violentos, registrados nos últimos meses, ocasionou um severo questionamento sobre a forma de intervenção naquela região. Depois de aproximadamente três horas de uma reunião de trabalho, nesta terça-feira, no gabinete do prefeito Marcelo Rangel, vereadores, empresários, poder Executivo, forças de segurança e Conselho de Segurança asseguraram empenho nas medidas que trarão mais segurança para a avenida.
  Depois que a legislação for revisada, conforme compromisso assumido nesta terça-feira, a prefeitura de Ponta Grossa vai desenvolver uma fiscalização rigorosa naquele ponto, com o cumprimento das novas determinações legais. As forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal, garantiram a continuidade das constantes operações naquela área. Já os empresários prometeram se empenhar na adequação de seus estabelecimentos, melhorando a segurança e também adotando mais rigor na venda de bebidas alcoólicas.

3007_ary_lovato_sec_seguranca_publica_sobre_av_munchen.mp3, 3007_marcelo_rangel_sobre_avenida_munchen.mp3, 3007_clarice_bueno_comerciante_av_munchen.mp3, 3007_carlos_alberto_vilas_boas_comerciante.mp3
17/07/2014

Terceira etapa do GP de Rolimã de PG acontece neste domingo
 
  Corrida de rolimã resgata o convívio familiar e social. foto: divulgação Cerca de 120 competidores participam neste domingo (20) da 3ª etapa do GP de Rolimã de Ponta Grossa. A corrida acontecerá na rua Duarte da Costa, no Jardim Cachoeira e conta com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). Quem pretende participar da competição, poderá fazer a inscrição no local do evento das 7h às 9h. A taxa de inscrição é de R$ 15. Depois disso a adrenalina estará em alta. Serão 330 metros de pista e 140 baterias. A competição é dividida em quatro categorias: adulto, infantil, batom (mulheres) e originalidade. Nessa última categoria participam os competidores com carrinhos personalizados. As primeiras etapas aconteceram no Núcleo Rio Verde e no Parque Nossa Senhora das Graças. Na 1ª etapa 56 pessoas participaram das provas e na 2ª etapa foram 86 competidores. Além disso, aproximadamente duas mil pessoas assistiram ao GP. No total serão 10 etapas. Na última etapa será conhecido o campeão do ano, com a disputa entre os três melhores de todas as etapas.
  Um amante dos carrinhos de rolimã; assim é o coordenador do GP, Mauro Luiz Fernandes, que além de organizar a competição, fabrica carrinhos de rolimã: “sempre tive uma paixão em fabricar carrinhos, fiz muitos para meus filhos, para os vizinhos e algumas pessoas que pediram. Não fabrico com fins comerciais”. Fernandes conta que a ideia de promover a competição começou com uma simples brincadeira. “Eu fui armazenando, em casa os carrinhos que fabriquei. Um dia minha esposa perguntou se eu não poderia fazer uma corrida. Depois disso, pensei seriamente em organizar a competição e, felizmente, o número de participantes e de pessoas que prestigiam o evento está crescendo. O mais interessante não é o fator competitivo e sim o resgate do convívio familiar e social. As famílias participam das provas. Isso é muito gratificante”, comemora Fernandes. Outras informações sobre a 3ª etapa do GP de Rolimã de Ponta Grossa podem ser obtidas pelo telefone: (42) 9988-5040.

1807_mauro_luiz_fernandes_coordenador_do_gp_de_rolima.mp3
14/07/2014

‘Operação Padrão Bairros’ chega ao Jardim Sabará'
 
Os moradores do Jardim Sabará acordaram mais cedo neste sábado (12) para acompanhar a ‘Operação Padrão Bairros’. Desde as 8h da manhã o prefeito Marcelo Rangel esteve no local acompanhado dos secretários de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, de Assistência Social Julio Kuller e do diretor Administrativo da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Paulo Eduardo Franco Wanderley. A ‘Operação Padrão Bairros’ também contou com atividades recreativas para as crianças. As ações foram promovidas pela Fundação Municipal de Esportes.
  O secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, explica que as ruas do Jardim Sabará precisavam de um trabalho reforçado. “As condições das ruas estavam precárias, fizemos a limpeza, capina, patrolamento e os demais serviços serão feitos durante a semana, o trabalho é contínuo", destaca. Para a comerciante, Mary Eliane Flora, as melhorias nas ruas demonstram o interesse do prefeito em cuidar dos bairros. “Por muito tempo a prefeitura demonstrava preocupação apenas com o Centro, estamos felizes com o trabalho que prefeito Marcelo Rangel está realizando aqui, pois estávamos esquecidos”, afirma. Segundo o prefeito Marcelo Rangel a intenção é ampliar a ‘Operação Bairros’. “Pretendemos chegar a todas as comunidades, de fato esse trabalho é muito importante para que nossos bairros recebam melhorias”, diz. Também participaram da ‘Operação Padrão Bairros’ os vereadores, Daniel Milla, Ezequiel Bueno e Isaias Salustiano.

1407_cleidemar_ivan_mercer_morador_do_sabara.mp3, 1407_marcelo_faustin_morador_do_sabara.mp3, 1407_mary_eliane_flora_moradora_sabara.mp3, 1407_natalia_baran_moradora_do_sabara.mp3, 1407_alessandro_lozza_sec_de_obras_e_ser_publicos.mp3
02/07/2014

Prefeitura inicia obras da trincheira da Ernesto Vilela

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou nesta quarta-feira (02) as obras da trincheira da avenida Ernesto Vilela. (PRC-373, trecho que antecede a PR-151). Com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, a trincheira, vai proporcionar mais segurança e acessibilidade para a região. A previsão é de que as obras estejam construídas em seis meses. A obra também terá grande contribuíção para desenvolvimento do local e deverá facilitar o acesso à região dos bairros Boa Vista, Dallabona e Bonsucesso, Borato, entre outros que compreendem a região. Por ser uma reivindicação antiga, o início das obras, foi comemorado pelos moradores do bairro da Nova Rússia e de vilas próximas.

0307_marcelo_rangel_sobre_a_trincheira_da_ernesto_vilela.mp3, 0307_joao_ney_marcal_sec_planej.mp3, 0307_ademir_tozetto_morador_da_nova_russia.mp3
01/07/2014

Projeto “Corujinha” já atende 650 crianças
 
  Com a chegada das férias escolares muitos pais não têm onde deixar seus filhos durante o seu horário de trabalho. Para minimizar esse problema, e garantir que as crianças continuem recebendo cuidados e alimentação de qualidade também durante as férias, foi iniciado nesta segunda-feira (30), a 3ª edição do Projeto Corujinha, que atende crianças com idade de sete meses a cinco anos, e se estenderá até dia 14 de julho. Até o momento estão inscritas no projeto 650 crianças. O “Corujinha” funciona em três pólos: na Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César, em Olarias; no CMEIs “Luiz Gonzaga Pinto”, localizado na Vila Palmeirinha e “Romeu de Almeida Ribas”, situado no Núcleo Santa Paula. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30. O projeto voltará a funcionar nas férias de janeiro.
   “Estamos possibilitando tranquilidade aos pais, que podem trabalhar sabendo que os filhos estão em locais seguros, recebendo a atenção necessária e alimentação adequada. Além de atividades educativas, acompanhadas por uma equipe de professores, pedagogos, merendeiras, serventes, com capacitação para um trabalho de qualidade”, afirma o prefeito Marcelo Rangel, que acompanhou nesta segunda-feira (30) o início do “Corujinha”, na escola “Djalma de Almeida Cesar”, inclusive compartilhando o almoço das crianças.
  Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, o projeto atende as mães e pai que necessitam trabalhar e oferece educação de qualidade para as crianças. “No período em que ficam na escola, os alunos participam de atividades recreativas, educativas e recebem uma alimentação nutritiva. Isso é muito importante no processo de formação de cada um deles”, destaca Esméria. Entre as atividades programadas estão contação de histórias, recreação e brincadeiras educativas, tudo supervisionado pelos professores e diretores.

0107_esmeria_saveli_projeto_corujinha.mp3, 0107_marcelo_rangel_projeto_corujinha.mp3
01/07/2014

Abastecimento tem frota ampliada
 
  O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, fez a entrega oficial de quatro veículos 0 km para a Secretaria Municipal de Abastecimento, nesta segunda-feira (30). O secretário de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, e o chefe de equipe Feira Verde, Joel Meira, receberam das mãos do prefeito as chaves de dois caminhões, uma camionete e um utilitário, que irão contribuir com o funcionamento dos programas sociais Feira Verde e Mercado da Família.  Juntos, os veículos somam investimentos de mais de R$ 300 mil.“O secretário Sérgio Zadorosny está dando um exemplo de boa gestão e de transparência na aplicação dos recursos públicos. Antes dependíamos de Curitiba e hoje temos o núcleo de compras do Mercado da Família em Ponta Grossa. Isso mostra a excelência da equipe de secretários municipais que atuam ao meu lado na administração da cidade”, enfatiza Rangel.
  O prefeito Marcelo Rangel falou sobre a ampliação dos dois programas sociais, Mercado da Família, que aumentou a oferta de produtos de 140 para 162 itens em um ano, e Feira Verde, que passou de 100 para 139 pontos de troca. “O Abastecimento é referência de gestão responsável e transparente, de aplicação correta de recursos, que gera economia e promove melhorias. Os programas Mercado da Família e Feira Verde são exemplos de políticas públicas viáveis e eficientes, que atendem as necessidades de quem precisa. Tivemos ainda um grande avanço no campo, a prefeitura triplicou a participação de pequenos produtores rurais da cidade nos programas municipais e melhorou sua renda, fortalecendo e incentivando a agricultura familiar”, completa o prefeito.

0107_serginho_zadorosny_veiculos_feira_verde.mp3, 0107_marcelo_rangel_veiculos_feira_verde.mp3
20/06/2014

Prefeitura fomenta parceria entre Sanepar e Acamaro
 
 - Colaboradores ambientais receberão suporte e qualificação profissional, em uma rede de apoio, capitaneada pela Prefeitura de Ponta Grossa-

  O prefeito Marcelo Rangel esteve nesta quarta-feira (18) na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamaro), situada no bairro de Oficinas. Durante a visita, que contou também com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento ‘Cenoura’, de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho e do presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento, Márcio Ferreira, foi assinado um convênio com a Sanepar, através do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).
  Para o prefeito Marcelo Rangel, as parcerias com empresas não só incentivam o trabalho dos colaboradores ambientais, como podem servir de exemplo. “A atividade desenvolvida aqui é muito importante para o meio ambiente e para o sustento de muitas famílias. Recentemente assinamos a parceria com a Copel, hoje com a Sanepar e queremos que o número de parceiros seja ainda maior. O trabalho que está sendo feito em Ponta Grossa é digno de servir de exemplo para outras cidades”, diz Rangel.
  Trabalhar com mais dignidade, com uma estrutura melhor e com um grande respaldo do governo municipal, são as principais mudanças apontadas pelos colaboradores ambientais.  “É a primeira vez que um prefeito chega até a nossa associação, ou seja, vem conhecer o nosso trabalho. Isso já faz uma grande diferença. Além disso, o secretário de Meio Ambiente é empenhado e está sempre buscando novos parceiros. Estamos nos sentindo mais motivados para trabalhar e com condições melhores para isso”, afirma o presidente da Acamaro, Luiz Carlos Azarias. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento ‘Cenoura’, este é mais um convênio entre tantos outros que a Secretaria está buscando em prol das associações: “estamos visitando várias empresas com o objetivo de conquistar novas parceiros”.
  Além de fornecer materiais como prensas, balanças digitais, mesas de separação e equipamentos de segurança, o convênio com a Sanepar, vai proporcionar qualificação aos colaboradores ambientais. “Nós queremos contribuir com técnicas para que eles aperfeiçoem os seus trabalhos, possam garantir novas técnicas. Vamos oferecer cursos voltados para a qualificação profissional”, explica o voluntário do Provopar, Felipe Silveira.

Feira Verde Mais é grande parceiro dos colaboradores ambientais

Além das parcerias conquistadas pela Secretaria de Meio Ambiente, os colaboradores ambientais, estão incrementado a renda, com os produtos que são trocados no programa ‘Feira Verde Mais’. Depois que o prefeito Marcelo Rangel, por meio da Secretaria de Abastecimento, incluiu novos produtos como leite, ovos e mel, o número de materiais recicláveis que chega até as associações aumentou.
“Estamos satisfeitos com a ajuda da Secretaria de Abastecimento. Com o programa Feira Verde Mais, estamos recebendo mais materiais. E isso resulta em mais renda para nossas famílias e o meio ambiente é preservado”, diz o colaborador ambiental, José Altamiro Vieira. O secretário de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, destaca que a prefeitura está trabalhando para novas ampliações no programa. “Estamos felizes por estar contribuindo diretamente na vida de tantas famílias. Com a inclusão dos novos produtos, notamos que o número de pessoas que procuram pelo programa cresceu e isso mostra a aceitação da população. O fato de contribuir com os valorosos colabores ambientais torna o nosso trabalho ainda mais valioso. Nossos trabalhos estão voltados na ampliação dos pontos de troca e também da inclusão de novos produtos”, afirma Zadorosny.

2006 Marcelo Rangel.mp3, 2006 Paulo Cenoura sec de Meio Ambiente.mp3, 2006 Felipe Silveira da Provopar e Sanepar.mp3, 2006 Serginho Zadorosny sec de abastecimento.mp3, 2006 José Altamiro Vieira colaborador ambiental.mp3
12/05/2014

Servidores aceitam proposta de reajuste do Governo Municipal
 
Rangel destaca que reajuste dos servidores é um dos maiores do Paraná
Em assembleia realizada nesta segunda-feira (12), os servidores aceitaram a proposta de reajuste salarial, que foi ofertada pelo Governo Municipal. O reajuste é de 10%, sendo que 7,5% será aplicado na data base, no mês de maio, 1,5% em setembro e 1% em janeiro de 2015. Com isso, o indicativo de greve foi suspenso. A proposta foi aceita por 85% da categoria, de acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Leovanir Martins.
De acordo com o prefeito Marcelo Rangel a aceitação da proposta é uma grande vitória. “Este é o maior reajuste do Paraná e, certamente, um dos maiores do Brasil. É importante dizer que estamos valorizando os servidores públicos e respeitando, principalmente, os limites que a legislação exige”, considera Rangel. O prefeito destacou que mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo município, os compromissos com os funcionários têm sido cumpridos. “Nós pagamos corretamente o FGTS, algo que não acontecia nos anos anteriores. Além disso, pagamos os salários em dia, inclusive, com antecipação. No ano passado conseguimos antecipar o décimo terceiro salário. Sabemos que temos servidores empenhados pela nossa cidade, por isso, merecem a nossa valorização”, conclui o prefeito.

1305 Marcelo Rangel fala sobre o reajuste dos servidores.mp3
22/04/2014

Estação Arte voltará a sediar eventos culturais
 
- Prédio histórico, na região do Complexo Ambiental, vai  voltar a sediar a Estação Arte; Mercado da Família passará a funcionar dentro do Terminal Central -

   O prefeito Marcelo Rangel anunciou neste sábado que em poucas semanas a cidade terá à disposição um importante espaço cultural. “Estamos entregando o antigo barracão de cargas da Rede que vai funcionar como Estação Arte, gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura”, anunciou o prefeito. Há anos aquele espaço, que serviu como barracão de cargas para a antiga estação ferroviária vem abrigando a loja central do Mercado da Família. “Acredito que podemos fazer melhor”, registrou o chefe do Executivo: “vamos transferir dali o Mercado da Família e entregar aquele espaço para a Cultura”. A decisão foi comemorada pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Paulo Goulart, que está definindo o projeto de ocupação daquele prédio: “é o resgate de um dos mais importantes espaços culturais para a cidade”. Segundo Goulart, a gerência do prédio pela Cultura faz parte de um processo mais amplo, de revitalização cultural e urbanística de toda aquela região – que vai receber ainda outros empreendimentos. Além disso, a Estação Arte é uma das reivindicações do setor de artes visuais da cidade, hoje com limitações severas de espaços para mostras e exposições: “é sem dúvida um dos melhores espaços do Paraná para ser usado como salão de exposição”, anotou Goulart.
  O secretário municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, explica que a cessão do espaço para a Estação Arte não vai prejudicar os usuários do Mercado da Família. “É uma mudança tranquila. Com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, vamos transferir a loja central do Mercado da Família para um espaço ainda mais inserido no trajeto diário de boa parte da nossa clientela”. Segundo Zadorosny, a loja central do Mercado da Família será instalada numa área que será cedida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, dentro do próprio Terminal Central: “será um facilitador e um incentivo a mais para quem utiliza o sistema público de transporte na nossa cidade”, registra o secretário, lembrando que hoje cerca de 35.000 pessoas estão inscritas nesse programa, muitas das quais tendo o Terminal Central como ponto obrigatório de passagem em suas jornadas diárias.
  Já o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Eduardo Guimarães Kalinoski, explica que a cessão de espaço para o Mercado da Família não vai comprometer as atividades da AMTT no Terminal, uma vez que as áreas operacionais serão transferidas para outros espaços, também no lobby do Terminal. “Estamos otimizando espaços e oferecendo, com a vinda do Mercado da Família, mais um serviço à população”.
  O prefeito Marcelo Rangel, por sua vez, destacou a integração entre as diversas instâncias de governo, elogiando a pronta disponibilidade dos organismos envolvidos: “temos uma equipe que funciona de forma harmônica e inteligente. Graças a isso é possível articular uma mudança desse porte, que a custos bastante reduzidos vai representar um avanço bastante importante para as artes plásticas, demonstrando também o interesse deste governo em investir com criatividade para ampliar a oferta cultural de nossa cidade”. Rangel também lembrou que a instalação do Mercado da Família dentro do Terminal Central beneficia diretamente um número expressivo de cidadãos: “vai facilitar bastante para os consumidores que utilizam o sistema de transporte coletivo e passam pelo Terminal do centro. E há muitos nessa condição. Então vamos atender, com maior praticidade e permitindo mais agilidade e segurança, a todos esses beneficiários do programa”.
   “A união entre os secretários é essencial e a facilidade do diálogo dentro da equipe tem auxiliado bastante na resolução dos problemas e, principalmente, para propormos soluções viáveis para atendimento das diversas demandas”, endossa o secretário Sérgio Zadorosny. Para Paulo Goulart, presidente da Fundação Municipal de Cultura, “a ampliação da oferta cultural da cidade passa, necessariamente, pela estruturação e pela multiplicação dos espaços culturais. A região do Complexo Ambiental receberá ainda outras intervenções da Fundação de Cultura, dentro de pouco tempo”.
O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Eduardo Kalinoski, explica que planejamento é essencial: “além do diálogo, planejar com antecedência e inteligência permite que sejam encontradas soluções criativas e que atendem às necessidades da comunidade”.

2204 Paulo Goulart sobre a volta da estacao arte.mp3
16/04/2014

Mudanças no trânsito: São José-  Ruas Prefeito Brasílio Ribas e Santa Isabel terão novo sentido a partir do dia 22 de abril -
Com objetivo de melhorar o fluxo de veículos a Prefeitura de Ponta de Ponta Grossa comunica que, a partir da próxima terça-feira, 22 de abril, haverá mudanças no trânsito da região do São José. As ruas prefeito Brasílio Ribas e Santa Isabel terão novo sentido. As mudanças terão inicio, na terça-feira, após a passagem da semana santa, que concentra uma grande movimentação naquele trecho.
Equipes já cuidam da instalação da sinalização horizontal, prosseguindo seus trabalhos na quinta-feira. Mas a sinalização vertical e a disponibilidade de agentes de trânsito para orientação de motoristas, pedestres e ciclistas serão implantadas apenas na terça-feira.
A principal mudança é a instituição de um binário de mãos alternadas. A rua Prefeito Brasílio Ribas, hoje com duas mãos de direção, terá sentido único (centro/bairro), a partir de seu início no cemitério São José, e por toda sua extensão, alcançando a confluência com a avenida Anita Garibaldi.
A rua Princesa Santa Isabel (em que está situada a Igreja São José), terá sentido oposto – bairro/centro – também em toda sua extensão.
A partir de terça-feira, dia 22, essas mudanças serão efetivadas e as equipes de agentes de trânsito estarão postadas nos principais cruzamentos para orientar motoristas, pedestres e ciclistas.

1604 Boletim mudanças no trânsito região do São José.mp3
15/04/2014

Feira do Peixe começa nesta terça-feira
 
Começa nesta terça-feira, das 17h às 22h, em Ponta Grossa, a tradicional Feira do Peixe. Durante quatro dias, das 8h às 22h, os consumidores poderão comprar peixes frescos a preços que variam de R$ 10,00 a R$ 12,00 o quilo (as espécies mais comuns). A Feira do Peixe segue até sexta-feira, no Complexo Ambiental. Nesta edição, a expectativa é de que sejam vendidas 50 toneladas de peixe, superando a comercialização do ano passado.
Serão vendidos as espécies Tilápia, a R$ 10,00, e Pacu, Piauçu, Piaparo, Carpa e Cat Fish, a R$ 12,00. Além destes, a Feira também disponibilizará peixes especiais, como Traíra, Dourado e Pintado, a R$ 20,00. Outra novidade para este ano é a oferta de camarão, lula, casquinha de siri, Salmão, Cação e Pescada Branca, com preços que irão variar de R$ 25,00 a R$ 45,00. A Feira do Peixe é formada exclusivamente por piscicultores locais. A intenção a Secretaria de Agricultura e Pecuária é fomentar o desenvolvimento da aqüicultura na região. De acordo com o secretário da pasta, Gustavo Ribas Netto, o evento deve movimentar aproximadamente 550 mil.
A Feira do Peixe terá uma praça de alimentação que venderá produtos feitos a base de peixe. Os visitantes também poderão aproveitar os produtos da agroindustria caseira, artesanatos locais e brinquedos para as crianças. “A Feira do Peixe é uma oportunidade da população comprar o peixe a um custo acessível, além de produtos da agroindústria caseira”, diz o secretário.

1404 Gustavo Ribas Neto Feira do Peixe.mp3
15/04/2014

Ponta Grossa recebe mais 19 médicos cubanos
 
O prefeito Marcelo Rangel destaca a importância da humanização do atendimento e demonstra aumento na oferta de consultas à população -
  O prefeito Marcelo Rangel recepcionou nesta segunda-feira (14) dezenove médicos cubanos oriundos do programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal. Com a chegada dos profissionais, o município totaliza 25 médicos estrangeiros que vieram para reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Programas de Saúde da Família (PSF), seis médicos estrangeiros já atuam em Ponta Grossa. Além dos médicos estrangeiros, está em trâmite a realização de um concurso público para contratação de médicos. Com isso, a prefeitura espera melhorar a cobertura na Atenção Primária.
 

1504 Marcelo Rangel sobre os medicos cubanos.mp3, 1404 Angela Pompeu sec de saude.mp3, 1404 Oslaida Maria Arias medica cubana.mp3, 1504 Angel Luis Santovenia Hernandez medico cubano.mp3
08/04/2014

 Revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto entra na reta final
 
Comerciantes do entorno da praça afirmam que o movimento aumentou após o início da revitalização

   Quem passa pela praça Marechal Floriano Peixoto, um dos principais cartões postais da cidade e que abriga a Igreja Catedral de Sant’Ana, já consegue perceber as mudanças significativas que foram feitas. A praça ganhou uma limpeza geral, poda e plantio de nova grama, plantio de flores, e além disso, os bancos estão sendo melhorados. A revitalização, que deve terminar nos próximos dias, também inclui nova iluminação e implantação de lixeiras. Após um estudo feito pela Secretaria de Meio Ambiente, foram retiradas algumas árvores que apresentavam condições baixas de fitossanidade (estavam doentes e não tinham condições de vida, podendo inclusive causar riscos à população).  No entanto, como incentivo à arborização foram plantadas novas árvores nativas.
  Para o taxista José Carlos Santos, que tem ponto fixo na praça Marechal Floriano, o local ganhou vida e ficou mais valorizado. “Estamos falando de uma área histórica da cidade, foi aqui que tudo começou. Por trabalhar aqui, estou acompanhando a revitalização desde o início, e está ficando maravilhoso. Eles retiraram árvores que precisavam ser retiradas. Com isso a praça ficou mais clara. Tudo está ficando muito bonito, plantaram flores, arrumaram a iluminação. Nós notamos que o fluxo de pessoas aumentou, depois que começaram a melhorar a estrutura. Acho que agora temos uma outra praça, com mais vida, mais alegria e que acolhe a todos”, diz Santos.  Moradora do Centro, a aposentada Eliane dos Santos costuma frequentar o local todos os dias, e ficou encantada com a reforma. “Nossa! Aqui é o lugar que eu costumo sentar pra ouvir os pássaros, para refletir e, antes aqui estava abandonado. Agora a praça está mais bonita, mais cuidada e com mais segurança, a guarda municipal sempre passa por aqui. Estou ansiosa para ver a minha praça toda revitalizada”, afirma Eliane.
   De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, agora falta só o acabamento: “estamos fazendo alguns ajustes, vamos terminar de plantar as flores, Companhia Pontagrossense de Serviços está arrumando alguns pontos nas calçadas, vamos passar verniz em todos os bancos e em breve teremos as obras da praça Marechal Floriano Peixoto concluídas”.
   Um dos grandes problemas enfrentados na praça eram os inúmeros buracos, que dificultavam a passagem das pessoas. “Nós estamos arrumando todos os buracos que existiam na praça, estamos felizes, por que as pessoas passam e nos elogiam e parabenizam pelo trabalho. Isso é muito gratificante. Além de exercer a nossa função, estamos contribuindo para manter viva uma praça que faz parte da história de Ponta Grossa”, diz o funcionário da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) , Eurico Talevi Betim. A revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto é uma parceria das secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e da CPS.

Praças que já foram revitalizadas

Praça Barão de Guaraúna (Igreja dos Polacos - Centro)
Praça Duque de Caxias (Oficinas)
Praça Getúlio Vargas (Nova Rússia)
Praça Simon Bolívar (Oficinas)
Praça Margarida Moro (Jardim América)

0804 Eliane dos Santos sobre praca da catedral.mp3, 0804 Eurico Talevi Betim funcionario da CPS.mp3, 0804 José Carlos Santos taxista sobre a praca catedral.mp3

Páginas