Banda Lyra dos Campos

         Criada em 1952, a Banda Escola Lyra dos Campos tem como objetivo promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando a formação de novos músicos. Seu fundador e primeiro regente foi o Maestro Paulino Martins Alves. A Banda iniciou suas atividades no subsolo da Prefeitura, em 1952, e hoje está provisoriamente instalada no Auditório C do Cine Teatro Ópera. Em breve estará no Centro da Música.
         Desde a sua fundação, estima-se que aproximadamente 700 alunos da Banda seguiram a carreira musical e hoje se encontram nas bandas de música do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, em Conservatórios e Orquestras em nosso país. A Banda esteve presente em grandes inaugurações no Paraná: Usina Termelétrica de Figueira, Ponte Internacional da Amizade, Parque de Exposições Presidente Castelo Branco e Teatro Guaíra.
Formada por crianças, jovens e adultos, a Banda está dividida em duas unidades:

Escola da Banda
Conta hoje com 36 alunos, de 11 a 15 anos, que aprendem sobre teoria musical, execução de instrumentos e noções de disciplina. Quando as vagas são abertas, os alunos são submetidos a teste seletivo para integrar a Banda de Música.

Banda de Música
Conta com 43 músicos. São ministradas aulas de teoria musical de ótimo nível, proporcionando um aprendizado que lhes oferece condições para prestar concursos em instituições musicais militares, universitárias e civis com grande chance de êxito. A Banda de Música subdivide-se em três formações:

Banda de Marcha - Participação em desfiles e em solenidades cívicas e militares. Neste conceito são executados somente hinos, dobrados e marchas militares.
Banda de Concerto - Apresentações em concertos em teatros, universidades, instituições beneficentes, feiras, inaugurações e em outros eventos em Ponta Grossa e em diversas cidades do estado. Nesta formação são executadas músicas clássicas e/ou populares conforme a natureza do evento.
Big-Band - Participação em concertos e eventos cuja natureza se aplique esta formação. Nesta modalidade são executadas músicas populares como boleros, baladas, tangos, blues, jazz.  O contingente é entre 20 a 25 alunos e é convidado um cantor ou cantora para compor a Big-Band.

Títulos mais recentes conquistados pela Lyra dos Campos:

  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais no Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Santa Fé, Paraná, no dia 04 de novembro de 1995.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado no dia 11 de novembro de 1995, na cidade de Rio Negro, Paraná.
  • Campeã geral no 6º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa, no dia 16 de dezembro de 1995.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no II Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi, em 1996.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa, em 1996.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no 4º Concurso de Banda e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi, em 1997.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela União Cívica Feminina Paranaense na cidade de Curitiba, em 1997.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras na cidade de Mandirituba, em 1999.