Atrativos Turísiticos Naturais

Parque Estadual de Vila Velha
Criado em 12/10/1953, pela Lei n0 2.192, o conjunto – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – conta com uma área de 3122 hectares e é coberto, na sua maior parte, por campos naturais. Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.
A responsabilidade administrativa do parque é do Governo do Estado.
Telefone: (42) 3228-1138

Arenitos
Suas origens remontam do período carbonífero, há aproximadamente 340 milhões de anos, quando fenômenos geológicos depositaram no local grande volume de areia. As massas de gelo, ao se deslocarem, erodiam o solo por onde passavam, incorporando milhares de toneladas de fragmentos rochosos. Com o degelo, esses materiais foram abandonados sobre a superfície e com o retorno da erosão normal, as águas retrabalharam esses depósitos, originando os arenitos. Em transformação constante, devido as ações dos ventos, das chuvas, entre outros, sugerem as mais variadas figuras, taça, camelo, esfinge, bota e outras que sua imaginação poderá criar.

Furnas
Conhecidas como “caldeirões do inferno” são crateras circulares com aproximadamente 100m da profundidade e um volume de água que atinge a metade dessa profundidade. Constituem-se em desabamentos doliniformes de provável idade quaternária e têm sua origem na estrutura falhada e fraturada do arenito.
Em uma das furnas, na mais profunda, um elevador panorâmico vence um desnível de 54m e dá acesso a seu interior sobre um deck logo acima do espelho d’água.

Lagoa Dourada
As águas cristalinas junto a paisagem de entorno da lagoa conformam um cenário exuberante. A transparência da água impressiona e oportuniza aos visitantes momentos de rara beleza e aprendizado sobre a natureza local. Com um perímetro de 690 m, contém peixes como traíra, tubarana e bagre que utilizam a área para reprodução. Tem a mesma origem das furnas, ocorrendo, porém, um desnível do solo, razão pela qual as furnas se constituem em crateras profundas. Supõe-se que a denominação derive ou do reflexo do sol em determinado horário do dia, ou à presença em épocas passadas, do peixe Saminus maxillosus, popularmente conhecido como “dourado”.

Buraco do Padre
Localizado no distrito de Itaiacoca, a 26 km do centro da cidade de Ponta Grossa, é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais. Era refúgio dos jesuítas, proprietários das sesmarias de terras do Pitangui que abrigavam também o antigo caminho das tropas. Seu nome foi atribuído pelos caboclos e tropeiros que por ali passavam. O local, muito curioso, é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata, formada pelo rio Quebra Perna.

• Do estacionamento até o interior da furna o visitante percorre uma trilha de aproximadamente 1 km e fácil acesso.
• Há sanitários no local.


Cannyon do Rio São Jorge
O Rio São Jorge localiza-se a apenas 15 km do centro urbano, por estrada de terra batida. Com um límpido e belo curso d’água, que desliza entre rochas descobertas, formando cachoeiras que guardam segredos e lendas. Conta-se que nele está escondido o tesouro dos jesuítas, pois os mesmos habitavam a região, na Fazenda Pitangui, onde fica a Capela Santa Bárbara, com quase 300 anos.

• A área possui restaurante (serve refeições por encomenda) e sanitários simples;
• Possui área para camping;
• Telefone: (042) 3226-3731/9973-6915.

Represa dos Alagados
Na década de quarenta, o rio Pitangui foi represado, dando origem a um grande lago popularmente chamado Alagados. Além de sua importância hídrica para a cidade, a região de entorno é belíssima, sendo ótima para o lazer. A estrada de acesso a represa oportuniza a contemplação de espaços rurais belíssimos. O lago é rico em peixes, favorecendo a diversão dos afeitos a pescaria. A natação, o remo, o wind-surf, ampliam as motivações do local.
Localizado a 20km do centro da cidade, é nessa área de preservação ambiental que se encontra o Iate Clube de Ponta Grossa.

Cachoeira da Mariquinha
Após um belo percurso pela região de Itaiacoca, passando por várias propriedades rurais, chega-se até o vale do rio Quebra Perna. Ao final de uma trilha ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa encontra-se a belíssima queda, de aproximadamente 30m.

• O local não possui lanchonete e apresenta sanitários simples.

Recanto Botuquara
O Recanto Botuquara é uma área de lazer localizada numa das mais belas regiões de Ponta Grossa. Conta com várias piscinas naturais, toboágua, lago para pesca e pedalinhos, trilhas na mata nativa, além de camping e outras atrações.

• A área possui lanchonete, churrasqueiras e estacionamento;
• Possui área de camping;
• Telefone: (042) 3224-3543