Wosgrau e Requião inauguram hospital e garantem que saúde é prioridade

O prefeito Pedro Wosgrau Filho e o governador Roberto Requião inauguraram na manhã desta quinta-feira (8) o Hospital São Camilo.Instalado no antigo Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha, que foi totalmente reformado e adaptado com recursos do município, o novo hospital será administrado pela Sociedade São Camilo e receberá um repasse mensal de R$ 100 mil do governo do Estado. “A saúde é a prioridade de nosso governo, por isso os investimentos não vão parar por aí”, afirmou Wosgrau. “Ponta Grossa é parceira do Estado e o governo aplica recursos aqui com a confiança de que serão bem empregados”, ressaltou o governador.O atendimento no novo hospital terá início na próxima segunda-feira. São 70 leitos, sendo 60 clínicos e 10 psiquiátricos, e a prioridade é o atendimento de baixa complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, enfatizou que “Ponta Grossa não tinha há décadas avanços tão significativos na saúde” e hoje passa a ser uma das cidades mais importantes no mapa do Paraná.Entre os investimentos na saúde que a cidade vem recebendo, Wosgrau citou a construção do Hospital Regional, cuja licitação deve ser aberta em breve, e que consolidará um investimento de R$ 17 milhões, já autorizado pelo governo do Estado, para a primeira etapa. Só com esse hospital serão, inicialmente, mais 150 leitos para atender Ponta Grossa e região. Ainda, a reforma e ampliação do Hospital da Criança, que passará a contar com aproximadamente 40 leitos, bem como a parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, que assumirá a administração desse hospital. Também a reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal, que passará a contar com cerca de 80 leitos para atendimento de emergência e triagem.O prefeito enumerou também o Centro de Fisioterapia, que está sendo implantado no Jardim Carvalho, e deve ser inaugurado em no máximo 90 dias, bem como mais uma unidade de atendimento psiquiátrico. A construção de três Centros de Atendimento à Saúde (CAS) também foi destacada por Wosgrau, que reforçou que essas obras devem ser viabilizadas com recursos do Paraná Urbano.“Desta forma, em parceria com o governo do Estado, vamos garantir que a população de Ponta Grossa e também da região tenha um atendimento na saúde digno e com qualidade”, considerou o prefeito.Requião e Xavier destacaram também os investimentos feitos pelo governo do Estado na área da saúde, em Ponta Grossa, como a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – no ano passado, entrega de ambulâncias e recursos para Santa Casa e Hospital Evangélico. HOSPITAL REGIONALDurante a solenidade, Requião confirmou a liberação de recursos na ordem de R$ 17 milhões para a primeira etapa do Hospital Regional, podendo chegar a R$ 25 milhões na seqüência. Segundo o secretário de Estado da Saúde, serão liberados R$ 5 milhões neste ano, para o início das obras, e o restante será previsto para o orçamento do ano que vem. Wosgrau informou que a licitação para a construção do hospital deve ser aberta ainda este mês.A solenidade de inauguração do Hospital São Camilo contou com a presença do vice-governador, Orlando Pessutti, secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho e demais secretários da administração municipal, prefeitos da região, vereadores e diversas autoridades. Antes do descerramento da placa, Requião, acompanhado de Wosgrau, visitou as instalações do hospital.Parceria viabiliza hospitalA efetivação do Hospital São Camilo, integralmente voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é resultado da parceria entre o governo municipal, o Estado e a Sociedade São Camilo – que também é mantenedora do Hospital Vicentino. O diretor do hospital, Jean Paulo Fabrício, enfatizou a conquista. “Esse hospital é resultado de um esforço conjunto”, frisou. São 60 leitos de baixa e média complexidade e 10 leitos psiquiátricos – que vêm atender a demanda aberta a partir do fechamento do hospital Franco da Rocha, em 2005. Os leitos psiquiátricos são os primeiros da região dentro da implantação da reforma psiquiátrica brasileira. “É um avanço na atenção à saúde mental que está entre as prioridades de saúde pública”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.No Hospital São Camilo ainda será instalado o Centro de Atendimento Psico-Social de Transtorno Mental. Também está instalada no local a Lavanderia Central, que atenderá também os hospitais da Criança, Pronto Socorro e Vicentino. O prédio do novo hospital ainda abriga um ambulatório de saúde mental e o Centro de Manutenção, que vai prestar atendimento aos hospitais públicos da cidade.