Afepon acelera obras de iluminação pública

O presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa, Calixto Ajuz, apresentou ontem (12) ao prefeito Pedro Wosgrau Filho um relatório demonstrando todos os investimentos e obras executados no setor de iluminação pública, entre 15 de fevereiro e 30 de maio deste ano. Nesse período, mais de 2 100 solicitações de substituição de lâmpadas foram atendidas, pelas equipes da Afepon. Além disso, foi completada a extensão da rede de iluminação pública do parque Bonsucesso, agora interligada à vila Boa Vista. Também foram substituídas praticamente todas as lâmpadas do Jardim Los Angeles e instaladas novas luminárias na rua Pedro Mezzomo. Na área de extensão de rede, segundo informou Calixto, os serviços avançaram significativamente, reduzindo o déficit preexistente. Esses serviços foram executados, de acordo com o relatório oficial, no Jardim Monte Carlo, no Jardim Paraíso, no Jardim Los Angeles, na Vila Margarida, na Vila Idelmira, no Jardim Santa Luiza, na vila Taques, na vila 26 de Outubro e ainda no Jardim Carvalho. Dois loteamentos da Prolar também receberam esse melhoramento: foram instaladas 59 luminárias no Jardim Aroeira e 45 no jardim Três Rios.Os serviços de manutenção de rede e pontos de luz, de acordo com o relatório entregue por Calixto ao prefeito, alcançaram o Parque Ambiental ‘Governador Manoel Ribas’, o ginásio de esportes Oscar Pereira, o ginásio Borell du Vernay e as avenidas Nicolau Klüppel Neto, Souza Naves, D. Pedro II e Ernesto Vilela.As equipes da Agência de Fomento Econômico e as empresas contratadas para execução de obras estão desenvolvendo e devem concluir em no máximo trinta dias, de acordo com Calixto, a melhoria da iluminação do Centro Agropecuário, extensão de rede na avenida dos Vereadores e nas ruas Francisco Ferreira, João Kubinski, Caramuru, Pedro Américo, Irineu Stadler, Major Sólon, Chucri Mitri Nastás, Arary Souto, Frei Thiago Luchesi e ainda na Chácara Santa Tereza.Sobre a avenida dos Vereadores, especificamente, Calixto diz que embora o governo, através da Afepon, vá apresentar em no máximo um mês a rede de iluminação lateral, o projeto principal de iluminação, com os superpostes, ainda não será executado. Esse projeto, explica, será financiado com recursos do programa Paraná Urbano, e depende de avaliação técnica do Serviço Autônomo ParanáCidade e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Estamos trabalhando, e com afinco”, diz o presidente da Afepon, para quem os resultados até agora alcançados demonstram o interesse da administração em melhorar o panorama da iluminação pública, “atendendo não apenas à questão da qualidade de vida, mas também a segurança dos cidadãos”, completa o prefeito Pedro Wosgrau Filho, que determinou a maior agilidade possível na condução dessas obras.