Cidade recebe “Paraná em Ação” durante a EFAPI

O programa “Paraná em Ação” será desenvolvido pela segunda vez em Ponta Grossa, no período de 12 a 16 de outubro, no Centro de Eventos, durante a Exposição-Feira Agropecuária e Industrial (EFAPI). A definição ocorreu ontem (segunda-feira, dia 29), durante reunião do prefeito Pedro Wosgrau Filho ao secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, de que participaram também o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Luiz Eduardo Pilatti Rosas e o coordenador da EFAPI, Douglas Taques Fonseca, além do chefe de Gabinete da Secretaria, Marcírio Machado Sobrinho.Até agora, em sete edições desenvolvidas nas cidades-pólo das microregiões do Paraná, já foram feitos 800 000 atendimentos pelo programa “Paraná em Ação”. “Não resolve todos os problemas, mas ameniza bastante todos eles”, diz o secretário Buabssi. A oitava edição acontece de 1o. a 7 de setembro, em Curitiba. O secretário diz ainda que depois de contato com os prefeitos da região, na última reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, todos se comprometeram a organizar caravanas para também participar do evento. Explica Buabssi que a data coincidente com a Efapi é vantajosa para o programa: “em função da capilaridade da Secretaria de Agricultura, e da responsabilidade social da Sociedade Rural dos Campos Gerais, conseguimos uma integração ótima. É uma parceria que tem dado muito resultado”.Já o prefeito Pedro Wosgrau Filho garantiu o suporte do município às atividades que serão desenvolvidas durante a execução do “Paraná em Ação” e estabeleceu de imediato as primeiras ações para viabilizar essa parceria.SERVIÇOSSerão oferecidos, durante a essa etapa do “Paraná em Ação”, serviços de ação social, como os projetos Cooperativismo, Arte Nossa, Campanha do Agasalho, Campanha Sobras de Costura, Artesanato que Alimenta e Paraná Criança Sorriso. Na área de agricultura, serão prestadas orientações sobre ações dos programas Paraná 12 Meses, Fábrica do Agricultor, Leite das Crianças, Ovinocultura e Caprinocultura, Sementes, Pesca, Irrigação Noturna, Fundo de Aval e ainda o cadastramento de produtores para fornecimento de matéria-prima para o programa Leite das Crianças. De parte do Detran, serão fornecidas informações sobre licenciamento, IPVA, seguro; dados sobre habilitação e extrato de pontuação. O INSS vai oferecer inscrição, contagem de tempo de serviço, orientação sobre documentos necessários para a concessão de benefícios e – dependendo da disponibilidade do PreviMóvel – a concessão imediata de benefícios. Será também emitida Carteira de Identidade para pessoas que ainda não contam com o documento – exclusivo para maiores de 14 anos – e também da Carteira de Trabalho.Serão disponibilizados ainda programas de prevenção ao uso de drogas, orientação e divulgação de direitos do consumidor. Também será ofertado corte de cabelo, emissão de 1a. via do CPF, orientação para analfabetos, apresentação do portal Educação dia-a-dia, cadastro, encaminhamento e intermediação de mão-de-obra, programa 1o. Emprego, habilitação ao seguro-desemprego e apresentação de programas de políticas públicas de Trabalho e Assistência Social.OFERTATambém está prevista a oferta de informações e consultas sobre constituição de empresas, emissão de certidão simplificada, de parte da Junta Comercial. A Copel vai oferecer informações e serviços sobre fornecimento de energia elétrica, uso seguro e eficiente, direitos e deveres, programas Luz Fraterna, Luz Legal, Irrigação Noturna e Paraná Digital. Já a Cohapar prestará informações sobre programas de governo na área habitacional, informações sobre prestações, quitação, transferência e regularização de moradia. A Secretaria de Meio Ambiente vai dar orientação para se obter autorização e licenciamento, distribuir sementes de exemplares da mata nativa e ofertar suporte técnico em política industrial, fomento mineral e gestão do meio físico. A Emater e a Secretaria de Agricultura vão oferecer oficinas de artesanato rural com palha de milho.Na área de Saúde, serão oferecidos verificação de pressão arterial, avaliação física, ginástica laboral e teste de glicemia; apresentação de animais peçonhentos e prevenção de acidentes; distribuição de preservativos e orientações sobre saúde da mulher, doação de órgãos e transplantes, saúde bucal (escovódromo) e oftalmologia.Serão prestados ainda serviços de caráter informativo sobre cartórios de registro civil, e serviços judiciários – oferecidos pelo Judiciário, Ministério Público, OAB, Associação dos Notários – como orientações sobre separação judicial, divórcio, reconhecimento e dissolução, alimentos, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade, regularização de visitas e – ainda dependendo de confirmação – inscrição para casamento coletivo.A Sanepar vai cadastrar consumidores para o programa de Tarifa Social, emitir 2a. via da conta de água e prestar orientações e a Secretaria de Turismo vai distribuir material institucional sobre o turismo.