Projeto leva concertos “didáticos” às escolas

Os alunos da escola municipal “Professor Ivon Zardo”, localizada no núcleo Senador Flávio Carvalho Guimarães, terão programa diferente nesta quarta-feira. A partir das 15h30, os estudantes participam do lançamento do projeto “A Banda nas Escolas’, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Educação e abrangerá toda a rede municipal de ensino.A base do projeto é a execução de concertos didáticos em todas as escolas municipais, dando seqüência a um processo exibido ainda no mês de abril, e idealizado pelo diretor da banda escola Lyra dos Campos, Dorival de Arruda Moura Filho e pelo maestro Wilson Fernando Góes Farago. No começo daquele mês, músicos-aprendizes da Lyra dos Campos estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil “Odysséia de Oliveira Hilgenberger” para “apresentar” os instrumentos às crianças, compondo um quadro musical que ia aos poucos se encaixando e perfazendo uma execução completa.Os idealizadores do projeto “A Banda nas Escolas” querem com isso enriquecer o aprendizado dos alunos, na parte musical, e aprofundar seu gosto pela arte.O objetivo, segundo o diretor da Banda Escola, é fazer com que os aprendizes da Banda Escola mostrem suas habilidades e apresentem o timbre de cada instrumento. Os resultados são duplos: os jovens músicos têm suas habilidades refinadas e a aproximação com a banda pode despertar o interesse de estudantes que tenham pendor musical. Esse tipo de intercâmbio tem resultados efetivos: o próprio maestro Wilson Farago, foi aluno da Banda Escola, e destaca os méritos do aprendizado nessa unidade: existem hoje, atesta Farago, ex-alunos da Lyra dos Campos espalhados por todo o país.O projeto de aproximação entre alunos e aprendizes da Banda Escola Lyra dos Campos prevê também a distribuição de ilustrações e histórico dos instrumentos apresentados. Esse projeto também visa despertar o interesse dos alunos pela música, com demonstrações coletivas e individuais dos diferentes tipos de instrumento, bem como preservar a tradição das bandas de música. Visa, ainda, difundir canções e hinos patrióticos, aproveitando para apresentar dados sobre a vida de seus autores e o contexto em que surgiram as letras e as músicas.O cronograma do projeto “A banda nas escolas” se estenderá pelo período 2006/07, uma vez que são 83 escolas a serem visitadas. Antes de cada visita, são distribuídas aos alunos letras do Hino Nacional, do Hino do Paraná e do Hino e da Marcha de Ponta Grossa, para estimular o trabalho interdisciplinar nas escolas.Para a secretária Zélia Marochi, a parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Cultura “fica mais forte e rica, com a inclusão do novo projeto na pauta da educação das crianças ponta-grossenses”.