Produção de viveiro municipal deve chegar a 150 mil mudas em 2006

O Viveiro Municipal, mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, deve chegar a produzir neste ano 150 mil mudas de árvores nativas. Com mais de 25 tipos de espécies, atualmente o viveiro conta com 75 mil mudas dessas árvores disponíveis. Essas mudas – como acácia imperial, araçá, cedro-rosa, ipê amarelo, canela e aroeira – são destinadas principalmente para recuperação de matas ciliares, na zona urbana. “A lei determina que deve ser mantida uma faixa de 50 metros de vegetação nativa em torno de nascentes, e pelo menos 30 metros nas margens de rios”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi. Em Ponta Grossa, aproximadamente 95% das mudas de espécies nativas produzidas no viveiro são destinadas a essa finalidade, segundo o secretário e a coordenadora do Viveiro, Elizângela Schneider. O restante vai para recomposição de reservas legais, em propriedades rurais particulares, e para o repovoamento de matas, áreas degradadas e áreas urbanas.As mudas podem ser encontradas em tubetes e sacos plásticos e ser adquiridas gratuitamente por instituições, ong’s, escolas, entre outras entidades; a R$ 0,10 por produtores rurais e a comunidade em geral e a R$ 0,20 no caso de compradores que receberam notificação ambiental. ORNAMENTAISTambém podem ser encontradas no local mudas de árvores ornamentais, que são destinadas a programas de arborização pública, sendo transplantadas em ruas, praças e jardins. “Damos preferência a espécimes com crescimento radicular determinado”, explica Bianchessi. A preferência se dá, segundo ele, porque sem esse cuidado as raízes de algumas árvores crescem para os lados, rompendo e destruindo calçadas e ruas. Entre as ornamentais, o viveiro dispõe de mudas de azaléia, buganvília, camélia, margarida e pingo d’ouro, entre outros.O Viveiro Municipal está localizado à rua México, esquina com rua Visconde de Nácar, ao lado do Parque Margherita Masini. Informações pelo fone 3901 1689.