‘O bairro vai ao Ópera’ apresenta show com música de raiz

O show “Sina de Cantadô”, com o músico mineiro Luiz Salgado, será a atração do projeto ‘O bairro vai Ópera’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, nesta segunda-feira (19), às 20 horas, no Cine-Teatro Ópera. Na platéia estarão presentes alunos das escolas estaduais Munhoz da Rocha, Dorah Daitschman e Nossa Senhora das Graças. O show é aberto à comunidade e a entrada é franca. Acompanhado do músico Xande, Salgado apresenta, além de composições regionais, também conhecidas como músicas de raiz, contação de causos, histórias e lendas fazem parte do repertório do artista.O músico participa, nesta semana, do projeto ‘Oficinarte’, também promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Será realizada uma programação especial, em escolas públicas da cidade, entre os dias 20 a 22, quando acontecem apresentações musicais, seguidas de oficinas para crianças, nos períodos da manhã e tarde. As atividades serão desenvolvidas nas escolas da vila Coronel Cláudio e núcleo Shangrilá, além de Guaragi e Itaiacoca.De acordo com Maria Adriana das Neves, coordenadora da Divisão de Folclore da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto ‘Oficinarte’ visa levar a estudantes da rede pública atividades de música, dança, folclore e outros tipos de arte. “Para isso, essas atividades devem acontecer sempre com um enfoque mais didático”, considera.O ARTISTASalgado tem na bagagem o CD ‘Trem Bão’, lançado em 2003, com a participação do grupo Expresso Caipira, do qual é integrante, além de participação em outros CDs. O músico diz que sua produção tem influência do trabalho de Pena Branca e Xavantinho, Pereira da Viola, Dércio Marques, Elomar, Xangai. Também desenvolve oficinas, trilhas sonoras e marcou presença em inúmeros festivais de música e programas de TV. Apresenta e produz o programa "Na função da cantoria", pela Rádio Universitária FM 107,5, em Uberlândia (MG).