‘Oficinarte’ segue até quinta-feira nas escolas

Tem continuidade nesta quarta e quinta-feira o projeto ‘Oficinarte’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Com o objetivo de levar a estudantes da rede pública atividades de música, dança, folclore e outros tipos de arte, o projeto está sendo desenvolvido com a participação do músico mineiro Luiz Salgado. Desde terça-feira, estão acontecendo apresentações de música regional, também conhecida como música de raiz, seguidas de oficinas para crianças, em escolas, nos períodos da manhã e tarde. Nesta terça-feira, as atividades foram desenvolvidas nas escolas municipais Prefeito Cel. Cláudio Gonçalves Guimarães, da vila Coronel Cláudio, e Profª Shirley Aggi Moura, do núcleo Shangrilá, envolvendo mais de 300 crianças. Quarta e quinta, as atividades acontecem em escolas de Guaragi e Itaiacoca, totalizando aproximadamente 600 crianças atingidas por essa primeira edição do projeto.A abertura da programação aconteceu na última segunda-feira, com o projeto ‘O bairro vai ao Ópera’, quando Luiz Salgado, acompanhado do músico Xande, apresentou o show “Sina de Cantadô”, no Cine-Teatro Ópera. Assistiram ao espetáculo alunos de escolas estaduais. Além de muita música, contação de causos, histórias e lendas fazem parte do repertório do artista.Já nas escolas, segundo explica Maria Adriana das Neves, coordenadora da Divisão de Folclore da Secretaria Municipal de Cultura, o caráter da apresentação é mais didático.Salgado tem na bagagem o CD ‘Trem Bão’, lançado em 2003, com a participação do grupo Expresso Caipira, do qual é integrante, além de participação em outros CDs. O músico diz que sua produção tem influência do trabalho de Pena Branca e Xavantinho, Pereira da Viola, Dércio Marques, Elomar, Xangai. Ele apresenta e produz o programa "Na função da cantoria", pela Rádio Universitária FM 107,5, em Uberlândia (MG).Também desenvolve oficinas, trilhas sonoras e marcou presença em inúmeros festivais de música e programas de TV.