Agricultura lança programas de Reflorestamento Comercial e Pomar Doméstico

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente promove nesta segunda-feira (26) o lançamento dos programas ‘Reflorestamento Comercial’ e ‘Pomar Doméstico’. A solenidade acontece às 13h30, na Prefeitura. Os dois programas serão desenvolvidos com o objetivo de apoiar a agricultura familiar no município. Durante o lançamento, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bittencourt, receberá os representantes dos produtores já inscritos e que serão beneficiados com os programas.De acordo com Graziela Tozetto, diretora do Departamento de Assistência à Agricultura e Pecuária da secretaria, o objetivo do programa ‘Pomar Doméstico’ é implantar, através de uma política de desenvolvimento de médio e longo prazo, ações que possibilitem a produção de frutas na região, com qualidade e padrão. Nesta primeira etapa serão distribuídos 500 kits para os produtores interessados. Compõem o kit mudas de árvores que produzem ameixa, laranja, poncã, caqui, entre outras frutas.Já o programa ‘Reflorestamento Comercial’ objetiva viabilizar ao agricultor familiar mais uma opção de exploração em sua propriedade, como o plantio de pinus e eucalipto. Segundo Graziela, a proposta é promover a utilização de áreas ociosas e impróprias para a agricultura. “E desta forma, proporcionar a ampliação de renda para a família”, explica. Nesta primeira fase do programa serão distribuídas 200 mil mudas de pinus.