Agricultura lança programas ‘Reflorestamento Comercial’ e ‘Pomar Doméstico’

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (26) o lançamento dos programas ‘Reflorestamento Comercial’ e ‘Pomar Doméstico’, que irão beneficiar aproximadamente 600 famílias de produtores rurais do município. A solenidade aconteceu às 13h30, na Prefeitura, com a presença de cerca de 150 pessoas. “Esses projetos vêm se juntar a outros já desenvolvidos pela secretaria em prol da agricultura familiar, que é prioridade do prefeito Pedro Wosgrau Filho”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi.O objetivo do programa ‘Pomar Doméstico’ é implantar, através de uma política de desenvolvimento de médio e longo prazo, ações que possibilitem a produção de frutas na região, com qualidade e padrão. Nesta primeira etapa serão distribuídos gratuitamente 500 kits para os produtores interessados. Compõem o kit mudas de árvores que produzem ameixa, laranja, poncã, caqui, entre outras frutas. “Com este programa, a meta não é somente a comercialização, mas o consumo próprio, a fim de melhorar a qualidade da alimentação das famílias”, comentou o secretário. Já o programa ‘Reflorestamento Comercial’ objetiva viabilizar ao agricultor mais uma opção de exploração em sua propriedade, inicialmente com a distribuição gratuita de pinus e, na seqüência, de eucalipto. Segundo Bianchessi, a proposta é promover a utilização de áreas ociosas e impróprias para a agricultura. “E desta forma, proporcionar a ampliação de renda para a família”, considerou. Nesta primeira fase do programa serão distribuídas 200 mil mudas de pinus.BENEFÍCIODaniel Roub, que tem uma área no Sutil, é um dos beneficiados pelo programa de distribuição de árvores frutíferas. A partir desta ação, Roub pretende plantar as mudas em uma área que está ociosa, dando início a uma nova fonte de renda. “Vou começar agora uma nova atividade”, comentou.As mudas do programa ‘Pomar Doméstico’ serão entregues a partir desta terça-feira. Quase 400 produtores estão cadastrados, mas ainda há kits disponíveis e os produtores interessados podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura. Da mesma forma, o programa de Reflorestamento Comercial tem no cadastro mais de 70 produtores, restando cerca de 15,7 mil mudas para distribuição. Os interessados também deverão procurar a secretaria. As mudas serão entregues a partir de julho.box:Secretaria desenvolve programas de apoio ao pequeno produtorA Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente tem desenvolvido uma série de programas e projetos voltados ao apoio da agricultura familiar e do pequeno produtor rural. O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, lembrou do programa de distribuição de calcário, que já tem cerca de 70% do projeto executado. Esse programa prevê a distribuição de 3,7 mil toneladas de calcário dolomítico a um total de 320 famílias de pequenos produtores rurais, instalados em 38 comunidades rurais.Bianchessi anunciou durante o lançamento dos programas de Reflorestamento Comercial e Pomar Doméstico a implantação de novos projetos de apoio ao pequeno produtor. Deve ser lançado em breve um projeto de distribuição de semente de milho, que objetiva a renovação genética do milho nas pequenas propriedades rurais. Também será implantada a Patrulha Rural. “São projetos de apoio e fortalecimento ao pequeno agricultor”, reforça o secretário.A solenidade foi acompanhada por produtores que serão beneficiados pelos programas e autoridades. O vice-prefeito Rogério Serman, que representou o prefeito Pedro Wosgrau Filho, enfatizou a visão social do trabalho desenvolvido pela secretaria de Agricultura. “Desta forma, acredito que muitos programas virão para melhorar as condições de vida, fazendo com que as pessoas permaneçam no campo”, ressaltou o vice-prefeito. O presidente da Câmara, Delmar Pimentel, também acompanhou o lançamento dos programas, juntamente com outros vereadores. “Este é um grande passo para que os distritos tenham condições de sobrevivência própria”, disse.