PG conquista Gestão Plena da Assistência Social

Ponta Grossa acaba de receber do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome a habilitação de Município Gestor Pleno da Assistência Social, atingindo os níveis de atendimento propostos para a área no primeiro semestre desse ano. A informação foi revelada pelo secretário municipal de Assistência Social, Edílson Baggio, durante a abertura da 3a Feira do Selo Social, na noite de terça-feira, no Centro de Convenções do Shopping Palladium. “Essa é uma conquista muito importante para o município”, ressaltou Baggio. Com a Gestão Plena da Assistência Social o município ganha autonomia para gerir recursos, administrar e executar ações nessa área, com total controle dos investimentos e aplicação de recursos, tendo os governos federal e estadual como co-participantes e co-financiadores. Um dos primeiros benefícios que a cidade ganhará com a habilitação de Gestão Plena será a vinda de recursos federais para a instalação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Inicialmente os CRAS serão instalados em quatro regiões da cidade: Santa Luzia, Nova Rússia, Dom Bosco e no Centro de Ação Social. De acordo com Rita de Cássia Corrêa, diretora do Departamento de Ações Comunitárias da secretaria, os CRAS serão instalados em espaços já existentes, que serão remodelados, e devem estar em funcionamento ainda este ano.Segundo Rita, as regiões para instalação dos CRAS foram definidas levando em conta aspectos como a presença de população carente e a dificuldade de acesso dessa população aos programas e serviços de Assistência Social. Cada centro poderá atender até 5 mil famílias cadastradas, com programas como o Bolsa-Família e projetos de geração de emprego e renda, além de atendimento específico aos portadores de deficiência, idosos, crianças e adolescentes. Além dos recursos federais para a manutenção dos CRAS, o município receberá recursos para a implantação de programas especiais que serão implantados na seqüência. A partir de 2006 outras regiões serão atendidas com instalação dos centros.REQUISITOSEntre os requisitos que o município teve que apresentar para a habilitação da Gestão Plena da Assistência Social estão o Conselho Municipal de Assistência Social, o Plano Municipal de Assistência Social elaborado e o Fundo Municipal de Assistência Social em funcionamento. Além disso, apresentar os projetos de implantação dos CRAS. Na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa foi a única cidade a preencher esses requisitos e a conquistar a habilitação neste ano.