Vigilância Sanitária orienta escolas sobre cuidados para evitar meningite

A Vigilância Sanitária de Ponta Grossa está desenvolvendo uma ação de orientação junto à Secretaria Municipal de Educação e ao Núcleo Regional de Educação, com o intuito de alertar as escolas públicas do município sobre os cuidados para evitar a meningite. Através de ofício encaminhado a esses órgãos, a Vigilância pretende auxiliar a população num trabalho de prevenção. “São passos simples, mas que podem evitar a propagação da meningite, que é uma doença infecto contagiosa e que pode ocorrer de forma grave”, enfatiza Rosana Farhat, diretora da Vigilância Sanitária.Rosana ressalta que as condições do clima no inverno, com baixa umidade do ar, são favoráveis à disseminação do vírus e das bactérias causadoras da meningite. “Enviamos algumas instruções básicas, que devem ser repassadas às escolas”, comenta a diretora. Entre os principais aspectos destacados estão manter os ambientes ventilados – salas de aula, auditórios, refeitórios –; conscientizar alunos e funcionários da importância de lavar as mãos, principalmente ao manipular alimentos, antes das refeições e dos lanches e após usar o banheiro; controlar a qualidade e a higiene dos alimentos; consumir bastante líquido e evitar o uso de aquecedores de ambiente.A Vigilância Epidemiológica do município também realiza um trabalho de orientação nas escolas, inclusive com a realização de palestras. De acordo com a coordenadora do órgão, Lídia Zarpellon, é muito importante que pais, professores e funcionários fiquem atentos aos sintomas da meningite. “Ao surgirem os primeiros sinais, deve ser procurado um médico”, frisa. Os sintomas da meningite são febre alta, vômitos, dor de cabeça forte, rigidez na nuca, irritabilidade ou prostração nos bebês, acompanhada algumas vezes de manchas vermelhas na pele.Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, cerca de 10% da população alberga o meningococo na faringe, sem apresentar sinais da meningite. Lídia explica que como existe um número muito grande de microorganismos causadores de meningites, não se adota a vacinação em massa com a vacina contra a meningite tipo A, B ou C, pois com isso cria-se uma falsa proteção, já que a vacina utilizada protegerá unicamente contra o microorganismo a partir do qual ela foi produzida, deixando a população vacinada exposta ao risco de desenvolver os outros tipos da doença.“Por isso, é importante conhecer as formas de prevenção. E a melhor forma de prevenir a meningite é fazer com que o ar circule”, reforça Lídia. A medicação por conta própria deve ser evitada.