Wosgrau e Liliana acompanham lançamento de novo curso de costura

O prefeito Pedro Wosgrau Filho e a secretária municipal de Indústria e Comércio, Liliana Tavarnaro, realizaram nesta sexta-feira (30), às 11h30 e às 13h30, respectivamente, uma visita ao Serviço Nacional da Indústria – Senai –, onde estão sendo ministradas as aulas dos cursos do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Confecções e Vestuário. A visita marcou o lançamento do curso de Operador de Máquinas de Costura Específicas e a continuidade do curso de Operador de Máquinas para Costura. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Qualificação Profissional.“É muito importante que as pessoas se empenhem em se profissionalizar e se aprimorar, pois somente desta forma será possível a criação de um pólo de confecções no município”, disse Liliana. A secretária destacou ainda a relevância do novo curso, que aborda tópicos mais avançados para os operadores de máquinas de costura. “O aprimoramento garante a qualificação necessária para competir no mercado”, completa.Liliana também falou com os alunos sobre a necessidade da organização dos profissionais do setor em associações. “Estamos tentando viabilizar esse mercado, mas é necessária essa organização para que o setor possa se desenvolver”, disse a secretária, que enfocou também o compromisso que cada aluno deve ter em se dedicar a esse aprendizado.A partir deste mês, 12 turmas de cada um desses cursos estão sendo implantadas, sendo que seis de cada curso já iniciaram as aulas e as demais iniciarão o curso dentro de 30 dias. Ao todo, serão 372 alunos, com previsão para término das aulas entre agosto e setembro. Com mais essas 12 turmas, o programa totaliza a formação gratuita de 40 turmas do curso de Operador de Máquinas para Costura. “Isso representa a viabilidade e eficiência do programa que vem sendo desenvolvido pela secretaria”, disse na última quarta-feira o secretário Luiz Simão Staszczak. O secretário estava em Brasília, por isso não acompanhou a visita.NOVO CURSONo curso voltado para operadores de máquinas específicas, o aluno terá uma continuidade em seu processo de formação profissional. Esse curso é destinado para quem já tem conhecimento básico em costura reta e overloque. A partir do novo módulo, com 240 horas, o aluno passa a conhecer o funcionamento de máquinas como botoneira, galoneira, caseadeira e elastiqueira. A seleção dos alunos foi realizada pelo Departamento de Qualificação Profissional, a partir de dados de desempenho do módulo I, seguida de entrevista com os candidatos. Para todos os cursos a inscrição deve ser realizada gratuitamente na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.