Educação apresenta novos ônibus em visita monitorada

O prefeito Pedro Wosgrau Filho, ao lado da secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, entrega nesta quarta-feira, quatro novos ônibus, que serão empregados no transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Os coletivos, segundo a secretaria de Educação, foram equipados com todos os dispositivos de segurança exigidos para o transporte, com segurança, de crianças e adolescentes. Além de Wosgrau e Zélia, a solenidade contará com a presença de professores, diretores, pedagogos e alunos de escolas municipais.Logo após a ‘entrega’ dos ônibus, os veículos farão, como viagem inaugural, uma visita monitorada a locais históricos do centro da cidade. Professoras e alunos do primeiro ano do segundo ciclo do ensino fundamental – antigo 3o ano primário – participarão dessa atividade. Estão previstas visitas à praça Marechal Floriano Peixoto, à catedral de Santana, à Estação Saudade, à Casa da Memória Paraná e à rua Augusto Ribas, antiga Rua das Tropas.Os professores responsáveis pelo acompanhamento serão Márcia Dropa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo; Teresa Jussara Luporini, assessora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, e ainda Maria Aparecida Carbonar e Edílson Cordel, da rede municipal de ensino. Maria Aparecida e Edílson desenvolvem projetos de Educação Patrimonial em escolas municipais.MONUMENTOPara o desenvolvimento da visita monitorada, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um projeto de ensino voltado para o estudo do meio, com discussão e apreciação prévia de documentos históricos, por parte dos alunos, em sala de aula. Um dos pontos destacados nessa visita será o estudo do Painel do Sesquicentenário de Ponta Grossa. O monumento, de autoria de Rinaldo Guzzoni, destaca a trajetória histórica e econômica do município, fazendo referência aos seus primeiros habitantes (os índios carijós), ao tropeirismo, ao garimpo e à extração da madeira, depois à pecuária e ao comércio, com alusões à evolução do sistema de transporte – passando do carroção para o caminhão, e ao progresso do município nos anos 70, com a mecanização da agricultura e as primeiras unidades beneficiadoras da produção agrícola local.A visita será desenvolvida entre as 9 e as 11h desta quarta-feira, com saída da frente da Prefeitura Municipal.Ônibus terão roteiros diferentesVeja quais são os roteiros de cada um dos novos ônibus, durante a visita monitorada ao centro histórico da cidade, hoje pela manhã:- ônibus 1 – rua Augusto Ribas (Caminho das Tropas), Estação Saudade e Casa da Memória (Complexo Ambiental), Praça Marechal Floriano Peixoto e Catedral de Santana.- ônibus 2 – Estação Saudade e Casa da Memória (Complexo Ambiental), rua Augusto Ribas (Caminho das Tropas), Praça Marechal Floriano Peixoto e Catedral de Santana.- ônibus 3 – Praça Marechal Floriano Peixoto, rua Augusto Ribas, Estação Saudade e Casa da Memória e Catedral de Santana.- ônibus 4 – Catedral de Santana, rua Augusto Ribas, Estação Saudade e Casa da Memória, e Praça Marechal Floriano Peixoto.