Esclarecimento sobre meningite

Confira o ESCLARECIMENTO distribuído pela Secretaria Municipal de Educação:E S C L A R E C I M E N T OEm relação aos recentes casos de Meningites ocorridos em nossa cidade a Secretaria Municipal de Saúde esclarece: A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde é constituída por profissionais capacitados com a responsabilidade de catalogar todo registro de meningite ocorrida em nosso município, desencadeando assim o processo de identificação dos contactantes para bloquear a possibilidade de propagação dos casos, o que vem ocorrendo de forma esperada.De janeiro até a presente data foram registrados 27 casos de meningite em nosso município comprovando, até o presente momento, apenas um aumento do número de casos e não surto ou mesmo epidemia. O aumento no número de casos é em relação aos meses anteriores, mas não supera o número de casos ocorridos no mesmo período de anos passados.Todos os casos examinados foram constatados como casos isolados, ou seja, nenhum doente transmitiu a doença a outro doente, caracterizando assim a ocorrência natural dos casos.Este aumento do número de casos acontece mais nesta época do ano pela diminuição da umidade relativa do ar e conseqüente maior propagação da bactéria. Há que se ressaltar a prolongada estiagem deste ano, que diminuiu ainda mais a umidade relativa do ar.Meningite é uma doença infecto-contagiosa que acomete as membranas que envolvem o cérebro e se caracteriza, no início, por febre, congestão nasal, tosse evoluindo rapidamente para quadros mais sérios caracterizados por comprometimento do estado geral com irritabilidade ou apatia, palidez de pele, por vezes vômitos, rigidez de nuca e manchas na pele.Diante desta situação alertamos para qualquer quadro de infecção de vias aéreas, mesmo já medicados por profissionais de saúde, que não estejam evoluindo bem, que retornem às Unidades de Saúde para reavaliação, pois a precocidade do início do tratamento diminui consideravelmente a incidência de morte e de seqüelas.Esclarecemos a população que não há motivos para alarde ou pânico e que a Secretaria Municipal de Saúde e a 3ª Regional de Saúde estão tomando todas as medidas para o controle e bloqueio dos contactantes diretos e agilizando o diagnóstico e tratamento.Solicitamos ainda que a população evite ambientes fechados com aglomerações de pessoas, e que diante de qualquer suspeita, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para a avaliação de um profissional de saúde.