Prefeitura implanta programa de inclusão escolar

O prefeito Pedro Wosgrau Filho e a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, assinaram na tarde desta quinta-feira (6), o termo do convênio para o Programa Mobilização para a Inclusão Escolar e Valorização da Vida, criado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Ministério Público. “Pretendemos estimular as crianças para que fiquem na escola e aprendam cada vez mais, para terem assegurado um futuro cada vez melhor”, afirmou Wosgrau. A assinatura, realizada na sala de reuniões da SME, foi acompanhada pelas 83 diretoras das escolas da Rede Municipal de Educação.Segundo a secretária Zélia, a implantação do programa “é um compromisso que firmamos contra o fracasso escolar”. O objetivo maior do programa é garantir que nenhuma criança fique fora da escola, impedindo que os números da evasão escolar, motivada por vários fatores, continuem a crescer. O promotor de Justiça Carlos Alberto Baptista e a presidente do Conselho Tutelar Leste, Carmen Lúcia de Souza Pinto, também acompanharam a solenidade. “O núcleo escola é de grande importância na socialização de uma criança”, destacou o promotor. O programa consiste na criação de uma rede de inclusão, de modo a reunir agentes e instituições que se comprometam a investigar as causas da evasão e da exclusão escolar.Uma das premissas do programa é de que a escola tem um papel importante nesta ação, pois o aluno está diretamente vinculado a ela em seu dia-a-dia. A partir disso, o programa prevê que a escola tome todas as iniciativas para garantir a permanência do aluno no sistema educacional, conscientizando-o da importância da educação em sua vida e para seu futuro.FICAA partir do programa foi instituído o Fica – um guia com recomendações relevantes para dar viabilidade ao programa. O Fica baseia-se na compreensão de que a permanência no processo de escolarização e o crescimento dos alunos não dependem somente da escola, mas envolvem ações da família e da comunidade. “Temos que acreditar e fazer alguma coisa pelas crianças que precisam e isso conseguiremos com o Fica”, disse Carmen Lúcia.