Descartada rotatória na Souza Naves

O prefeito Pedro Wosgrau Filho recebeu no início da noite de ontem (10/07) lideranças da região do Sabará, para discutir a questão do fechamento de um dos acessos à vila Santana do Sabará, na avenida Souza Naves, determinada pelas autoridades competentes. O prefeito esclareceu que o tema deveria ser tratado na alçada de quem tem condições de estabelecer medidas efetivas. A avenida, diz Wosgrau, na realidade é uma rodovia federal, concessionada a uma empresa privada, e sob jurisdição da Polícia Rodoviária Federal. Assim, qualquer medida que venha a ser tomada precisará da anuência de todas essas partes. “Embora a rodovia não seja de nossa competência, temos o maior interesse em atender à comunidade, principalmente num ponto em que são freqüentes os acidentes”, disse Wosgrau, logo após o encontro, de que participaram, entre outros, o presidente da Câmara Municipal, Delmar Pimentel, o vereador Sebastião Mainardes Júnior, e diversos empresários do Sabará, entre eles Luiz Carlos Sebastião, Maurício Podolan e Ademar Barbosa, além de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem. Wosgrau foi incisivo: “o fechamento não foi determinado pela prefeitura, que não teve participação nenhuma nessa decisão”.A idéia prevalente até o momento, de construção de uma rotatória – com possível financiamento com excedente orçamentário da Câmara Municipal, já oferecido pelo presidente Delmar – foi considerada problemática pelos representantes do DER. Isso porque uma rotatória não é a solução mais adequada para um entroncamento numa rodovia com seis pistas, como é o caso da Souza Naves. A proposta básica do DER, e que já está sendo levada à condição de projeto, é a de estabelecer uma nova saída, utilizando para isso a avenida Lions Clube, que alcança a Souza Naves nas proximidades do supermercado Degraf. A partir dali seria dado acesso a quem sai da vila Santana do Sabará, para a pista que segue em direção ao Norte do Estado. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem já estão elaborando um estudo de tráfego no local, para confeccionar o competente projeto. Tão logo ele esteja pronto, o que deve acontecer dentro de 45 dias, será novamente discutido pelas lideranças da comunidade.