Prefeitura promove nesta sexta encontro para debater turismo

Com o intuito de aproximar o poder público e a iniciativa privada para buscar o fortalecimento do turismo em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através do Departamento de Turismo, promove um encontro nesta sexta-feira (14), às 14 horas, na Câmara Municipal. A reunião será comandada pela secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, com a presença do presidente da Paraná Turismo, Herculano Lisboa. “Desta forma, o poder público estará interagindo com a comunidade, principalmente com o ‘trade turístico’, buscando a união de esforços para o desenvolvimento da cidade, por meio da contribuição que o turismo pode trazer”, afirma Liliana.Foram convidados para participar do encontro representantes dos segmentos empresariais que compõem o ‘trade turístico’ como hotéis, restaurantes, agências de viagens e de turismo, transportadoras e demais áreas interessadas. Na ocasião, também estará presente um representante da Secretaria de Estado do Turismo.“Pretendemos discutir e traçar propostas, com o envolvimento de todos – esfera pública e privada –, na oferta e no fomento de roteiros para a cidade”, comenta Márcia Droppa, diretora do Departamento de Turismo. Para isso, serão discutidas as potencialidades para o desenvolvimento de rotas turísticas no município. Márcia considera esse diálogo essencial, tendo em vista que a operacionalização dos roteiros turísticos acontece através da iniciativa privada. “Neste encontro, poderemos medir também o envolvimento desse setor”, comenta.AÇÕESOs participantes do encontro ainda poderão acompanhar a apresentação dos projetos desenvolvidos na área pelo município e pelo governo do Estado. Entre as ações da administração municipal está a implantação de rotas turísticas, o projeto ‘Conhecendo a cidade, informando o turista’ e o programa de qualificação profissional em Turismo, que deve ser lançado em breve.“Através do projeto ‘Conhecendo a cidade’, o município está levando à população informações sobre o seu potencial turístico, a fim de que possam ser repassadas aos turistas e visitantes as informações sobre os atrativos e as belezas naturais de Ponta Grossa”, comenta a secretária. O projeto já foi desenvolvido durante o ano passado, com a capacitação de orientadoras de trânsito, e uma nova etapa terá início no segundo semestre desse ano. Liliana também destaca a proposta de transformar a cidade numa rota de negócios. “O poder industrial do município deve ser evidenciado”, diz.Já por parte do governo estadual, devem ser apresentadas ações como o programa de regionalização do Turismo. Também serão abordados os novos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Fazem parte da reunião, ainda, temas como a importância do cadastro dos empreendimentos turísticos, inclusive para a angariação de verbas e recursos junto ao Ministério do Turismo; projetos ‘Vai Brasil’ e ‘Portal de Hospedagem’, do governo federal; e direcionamento para obtenção das informações junto ao Ministério do Turismo, Paraná Turismo e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.