Prefeitura apresenta rotas turísticas e inicia debate para fortalecer o turismo

“Este encontro marca o início de muitas ações na área do turismo, visando principalmente a permanência do turista na cidade”, afirmou a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, durante reunião que aconteceu nesta sexta-feira (14), entre representantes do poder público municipal e estadual e do trade turístico. Promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, o encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com a presença do presidente da Paraná Turismo, Herculano Lisboa. “Iniciativas como esta são de extrema importância, pois temos que trabalhar na sensibilização diária das pessoas, mostrando que o turismo é uma das grandes soluções para a geração de emprego e renda”, enfatizou Lisboa.Na ocasião, o Departamento de Turismo da secretaria apresentou propostas para a formatação de roteiros turísticos. “É muito importante que, a partir de agora, possamos, em conjunto, pensar efetivamente na prática da atividade turística”, ressaltou Márcia Droppa, diretora do departamento. As rotas apresentadas visam a segmentação e diferenciação da oferta turística na cidade, a criação de roteiros específicos para oferta em eventos e a ocupação do tempo do visitante durante sua permanência na cidade. “A cidade precisa despertar e amadurecer para a operacionalização do turismo, bem como entender sua importância sócio-econômica”, ressaltou Daniel Wagner, presidente do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, que também participou da reunião.ROTEIROSApós a definição das principais carências e do estudo do potencial turístico reconhecido e do potencial a ser desenvolvido no município, a equipe do Departamento elaborou como proposta a implantação de três rotas turísticas principais: Rota Cultural, Rota Natural e Rota de Negócios e Investimentos. Na Rota Cultural predomina o Roteiro de Formação Histórica, Ponta Grossa Tour, Roteiro da Fé, Roteiro Cemiterial e Roteiro Memória dos Povos. Na Rota Natural estão o Roteiro das Águas e Rochas, Roteiro de Aventura, Roteiro de Esportes Radicais e Roteiro Geológico.Já a Rota de Negócios é composta pelo Roteiro Industrial e roteiros de Transporte, Vendas, Entretenimento Noturno, Roteiro Mãos que Amparam – que concentra as entidades assistenciais – e Roteiro de Lazer, com parque aquáticos, pesque-pague e outros empreendimentos.BOX:Projetos já movimentam o setor turístico Os participantes do encontro puderam acompanhar a apresentação dos projetos desenvolvidos na área pelo município e pelo governo do Estado. Entre as ações da administração municipal está a implantação de rotas turísticas, o projeto ‘Conhecendo a cidade, informando o turista’ e o programa de qualificação profissional em Turismo, que deve ser lançado em breve. O projeto ‘Conhecendo a cidade, informando o turista’ já foi desenvolvido durante o ano passado, com a capacitação de orientadoras de trânsito, e uma nova etapa terá início no segundo semestre desse ano.Também foi apresentado o Centro de Informações Turísticas – CIT –, localizado na Praça Barão do Rio Branco, voltado principalmente à divulgação dos produtos e atrativos turísticos da cidade. O telefone do CIT é 3901 1579. A turismóloga da Secretaria de Estado do Turismo, Patrícia Albanez, apresentou a estrutura da Paraná Turismo e do Ministério do Turismo, o Programa de Regionalização do Turismo e os programas Portal de Hospedagem, restrito aos empreendimentos da área de hospedagem, hotéis e similares, e o portal Vai Brasil, aberto a todo o segmento turístico. Patrícia falou ainda sobre a necessidade de cadastramento dos empreendimentos turísticos a fim de que possam utilizar os dois portais gratuitamente. “Através desses portais há uma ampla divulgação, de alcance nacional, e gratuita”, enfatizou.