Qualificação Profissional lança curso gratuito para capacitar adolescentes

Com o intuito de capacitar adolescentes para ingressar no mercado de trabalho como aprendizes, foi lançado nesta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Jardim Paraíso, o curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Promovido pela Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso irá capacitar gratuitamente jovens de 14 a 17 anos. A primeira turma, composta por 50 alunos que foram selecionados entre 136 interessados, teve a aula inaugural na tarde de ontem.“Nossa meta é encaminhar 100% da turma para o primeiro emprego”, afirmou o secretário Luiz Simão Staszcsak, durante o lançamento. O secretário ressaltou que a qualificação profissional representa a oportunidade de geração de renda, mas lembrou que é necessário haver dedicação e empenho por parte de cada um. O curso terá a duração de um ano e meio, com realização de estágio no final do programa.Para a aluna Letícia Maria de Oliveira Luz, 14 anos, estudante do 1º ano do ensino médio e moradora do Jardim Paraíso, o curso é uma excelente oportunidade de capacitação profissional. “Acho muito interessante, pois vou poder sair daqui e arrumar um trabalho”, acredita. O lançamento foi acompanhado pelos secretários Edílson Baggio, da Assistência Social, e Liliana Tavarnaro, da Indústria, Comércio e Turismo, pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Edmir de Paula, pelo diretor do Senai em Ponta Grossa, José Fernando Alamino, vereadores, autoridades locais e professores do curso. Baggio, que representou o prefeito Pedro Wosgrau Filho na ocasião, ressaltou que ações como essa irão garantir um futuro mais promissor para Ponta Grossa. “Estamos trabalhando na construção de uma cidade melhor e aqui damos mais um passo, plantando esta semente que irá germinar com excelentes frutos”, disse. O diretor do Senai destacou que o curso irá possibilitar aos jovens alunos “crescimento, conhecimento e acesso ao mercado de trabalho”.O CURSOAs aulas do curso acontecem no Ginásio de Esportes do Jardim Paraíso. O curso conta com 815 horas e ao final do programa o adolescente estará apto a realizar rotinas administrativas, auxiliar no processo de controle de materiais e na preparação de máquinas e equipamentos, seguindo normas e procedimentos internos. Fazem parte do conteúdo do curso disciplinas básicas como Língua Portuguesa e Matemática, e ainda Ética e Cidadania, Trabalho e Consumo, Interpretação de Textos Técnicos e Administrativos, Rotinas Administrativas e de Produção, Saúde e Segurança no Trabalho. Serão abordados Fundamentos de Qualidade e Produtividade, Fundamentos de Materiais, Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenho, Noções de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Industriais.