Falta de escolaridade gera exclusão, diz Zélia

A exclusão social é uma das conseqüências da falta de escolarização, defendeu ontem a secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, durante a abertura do 2o Seminário de Educação, promovido pela Secretaria no Cine-Teatro Ópera. Segundo ela, a criança deve ter garantido o seu direito de aprender e, em função disso, é fundamental que a escola pense sua proposta pedagógica. E esse é, basicamente, o objetivo do Seminário. O evento, diz Zélia, é “um tempo para crescer, para fazer uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica” da Secretaria. Segundo Zélia, ele permite a reflexão sobre o processo pedagógico: “podemos perguntar o que significa para nós o nosso aluno? O que ele quer da vida? Como podemos interferir?” Ela lembrou ainda que o trabalho em conjunto é essencial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem: “sem cooperação é absolutamente impossível buscarmos uma escola que dê conta da complexidade do real. Sem cooperação não conseguiremos renovas o nosso cotidiano. Podemos conseguir uma grande renovação se definirmos com clareza quem é nosso aluno real, se pensarmos 100% deles” que é, afinal, “a função política para a qual estamos trabalhando, para a educação”.O seminário aberto ontem pela manhã prevê ações que propiciam a continuidade ao processo de formação continuada – iniciado ainda em 2005 – aos professores e equipe gestora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, para atender aos objetivos das diretrizes nacionais curriculares. Ainda segundo a secretária Zélia Marochi, o evento visa aprofundar conhecimentos e reflexões sobre as práticas escolares, desenvolvendo competências científicas, técnicas e humanas. O objetivo do evento, portanto, é promover a melhoria da qualidade de ensino, através do embasamento teórico do pessoal, também proporcionando um momento de reflexão sobre a prática pedagógica. Além disso, com esse Seminário a Secretaria pretende promover ações de formação continuada aos professores, dotando-os de instrumental para participar da gestão da escola, por meio da atuação na construção coletiva da Proposta Pedagógica E, ainda, subsidiar a reflexão permanente sobre a prática docente, com o exercício da crítica do sentido e da gênese da cultura, da educação e do conhecimento, e o aprofundamento da articulação dos componentes curriculares.PÚBLICOSPara professoras, diretoras e pedagogas do Ensino Fundamental, o seminário foi aberto ontem, às 8h30. Às 9h foi apresentada pela professora doutora Ilma Passos Alencastro Veiga, a palestra “A proposta pedagógica: nexos, sentidos e significados”.No período da tarde, a professora apresentou palestra com idêntico tema para professoras do Ensino Fundamental.Nesta terça-feira pela manhã, professoras, assistentes e diretoras da Educação Infantil assistem à palestra “A construção social da criança”, apresentada pela doutora Zilma de Oliveira, da Universidade de São Paulo. No período da tarde, a mesma palestrante fala sobre “A proposta pedagógica: nexos, sentidos e significados”.No período da noite, finalmente, as mestres Marisete Tebcherani e Beatriz Nadal falam sobre “A educação de Jovens e Adultos”, num debate com diretoras, professoras e coordenadoras da Educação de Jovens e Adultos.