Agricultura lança programas de distribuição de sementes de milho e de mudas de eucalipto

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realiza na próxima SEXTA-FEIRA (28), às 14 horas, na Câmara Municipal, o lançamento dos projetos de Distribuição de Sementes de Milho e de Mudas de Eucalipto a produtores da Agricultura Familiar. Juntos, os dois projetos beneficiarão em torno de 1.000 produtores. O lançamento será feito pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho e pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, em comemoração ao Dia do Agricultor. São esperados para o lançamento em torno de 150 a 200 produtores.O Programa de Distribuição de Sementes de Milho disponibilizará aos produtores 1.000 sacas de milho IPR-114 (variedade desenvolvida pelo Instituto Ambiental do Paraná – Iapar). Já estão cadastrados em torno de 700 produtores, restando ainda 300 sacas para distribuição. E, através do Programa de Distribuição de Mudas de Eucalipto, serão disponibilizadas 100 mil mudas desta espécie. Para este programa, o cadastro já está fechado, com 98 produtores.Bianchessi destaca os benefícios que os dois programas trarão aos pequenos produtores. “O programa de distribuição de milho melhorará o grau de genética na propriedade”, enfatiza o secretário. Por meio desse programa, a secretaria visa fomentar a atividade existente, principalmente para o agricultor familiar, procurando melhorar a sua produção – tendo em vista que a produtividade estimada é de 8.000 kg por hectare – e, conseqüentemente, o aumento de renda e a geração de empregos.No caso da distribuição de eucalipto, Bianchessi também destaca entre as vantagens a opção de geração de renda extra. “O plantio de eucalipto surge como uma alternativa, proporcionando desta forma uma exploração mais completa da propriedade”, comenta.