Viveiro Municipal adota novo sistema de irrigação e economiza 60% de água

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está implantando um novo sistema de irrigação no Viveiro Municipal, que irá gerar uma economia de 60% no consumo de água. O volume de água utilizado passará de 115 para cerca de 47 metros cúbicos por mês. Paulo Barros, diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, destaca que a redução representará também economia de custo. “Os gastos passarão de R$ 1.000 para R$ 200 mensais”, afirma. O novo sistema começou a ser implantado nessa semana e já foi instalado em cerca de 60 metros da área destinada à irrigação, que totaliza 300 metros. A chefe da Seção do Viveiro Municipal, Elisângela Schneider, explica que o novo sistema de irrigação é subterrâneo, diferente do antigo, que era aéreo. “O fato de ficar embaixo da terra ajuda na economia, pois desta forma o vento não espalha a água”, comenta. Atualmente, o viveiro conta com uma produção de 71 mil mudas de árvores nativas, entre mais de 25 espécies diferentes, e mudas de árvores ornamentais. A irrigação é feita duas vezes ao dia, sempre uma vez pela manhã e outra no fim da tarde.O Viveiro Municipal também está ganhando melhorias em sua infra-estrutura. Está sendo feita uma reforma no cercado e serão colocados pedriscos nas vias de acesso, “para controle de erosão”, de acordo com Barros. O local também já conta com um veículo próprio. As mudas produzidas no viveiro podem ser encontradas em tubetes e sacos plásticos e ser adquiridas gratuitamente por instituições, ong’s, escolas, entre outras entidades; produtores rurais e a comunidade em geral podem adquirir as mudas por preços bem acessíveis. AÇÕESPor meio das divisões de Produção Agroflorestal e de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, terá início nas próximas semanas a preparação para o replantio de palmeiras no canteiro da Rua Francisco Burzio. Também tem previsão para começar em breve o projeto de arborização do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. Segundo Barros, o início do projeto será viabilizado por meio de uma medida compensatória que determinou que uma empresa local faça a doação de mudas para o município.