Prefeitura promove seminário para debater educação inclusiva

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais da Educação e demais setores sociais para o atendimento à diversidade, promovendo ações que viabilizem reflexões sobre a proposta de educação inclusiva, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, promove de 1º a 4 de agosto o Seminário ‘Educação Inclusiva: Direito à diversidade’. Como cidade-pólo, Ponta Grossa sediará novamente o evento, que está em sua terceira edição e contará com a participação de representantes de outros 30 municípios. “É urgente a construção de sistemas educacionais inclusivos que atendam as necessidades educacionais especiais dos alunos, buscando qualidade e respeito aos seus direitos constitucionais, inserindo-os nos espaços e processos comuns de ensino e aprendizagem. Para tal, precisamos lançar um olhar diferente sobre a questão, visando a mudança do paradigma vigente no país”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi.Nesta edição, o seminário terá a participação de 260 profissionais de diferentes segmentos sócio-educacionais – que vão desde a rede pública municipal e estadual de ensino, bem como a rede particular, escolas de educação especial, conselhos tutelares, Vara da Infância e Juventude, entre outros órgãos. A programação contará com palestras e oficinas que terão como foco principal o direito de todos à educação.ABERTURAA abertura do seminário será realizada no dia 1º, às 8 horas, no Hotel Barbur. A primeira palestra do evento será ministrada pela professora Rosita Edler Carvalho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rosita abordará o tema “Educação Inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação”. Durante todo o evento, temas importantes relacionados à política de inclusão estarão em evidência, a fim de consolidar a continuidade das ações previstas no Programa “Educação Inclusiva: Direito à diversidade”, realizado pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, em parceria com os municípios pólos.Esse programa tem como meta a garantia de uma educação de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino, por meio da capacitação dos profissionais da Educação para uma intervenção competente, que favoreça os princípios da educação inclusiva.