Cursos de confecções e vestuário iniciam novas turmas

Tiveram início nesta semana, no Serviço Nacional da Indústria – Senai –, as novas turmas dos cursos de Operador de Máquinas para Costura e de Operador de Máquinas para Costura Específicas, realizados através do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Confecções e Vestuário. Nesta quarta-feira (2), às 11h30 e às 18h30, o prefeito Pedro Wosgrau Filho e o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Stacszczak, realizam uma visita aos alunos. Ao todo, são 12 novas turmas – 6 de cada curso – totalizando 192 pessoas.No final de junho, 12 novas turmas já haviam iniciado os cursos, somando 372 alunos no total. A previsão para término das aulas é entre os meses de setembro e outubro.O curso para operadores de máquinas específicas é considerado como um segundo módulo do curso para operadores de máquinas para costura, onde o aluno tem uma continuidade em seu processo de formação profissional. “Neste curso, o aluno terá um aperfeiçoamento, com o uso de novas máquinas, associando a identificação específica de produtos do vestuário, de acordo com as necessidades de um serviço aplicado à composição da manufatura para o setor de confecções”, comenta Simão.Esse curso é destinado para quem já tem conhecimento básico em costura reta e overloque. A partir do novo módulo, com 240 horas, o aluno passa a conhecer o funcionamento de máquinas como botoneira, galoneira, caseadeira e elastiqueira. Para todos os cursos do programa a inscrição deve ser realizada gratuitamente na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.