Seminário – Zélia defende fim de barreiras e adoção de práticas de educação inclusiva

“Precisamos quebrar as barreiras, não só as físicas, mas as interiores, vivenciando práticas escolares inclusivas e garantindo escola para todos”. A afirmação foi feita pela secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, durante a abertura do Seminário ‘Educação Inclusiva: Direito à diversidade’, no Hotel Barbur, na manhã desta terça-feira (1º). Como cidade-pólo, Ponta Grossa sedia novamente o evento, que está em sua terceira edição e conta com a participação de representantes de outros 30 municípios. A programação segue até o dia 4 de agosto, com palestras e oficinas que terão como foco principal o direito de todos à educação.Participam do seminário cerca de 260 profissionais de diferentes segmentos sócio-educacionais – que vão desde a rede pública municipal e estadual de ensino, bem como a rede particular, escolas de educação especial, conselhos tutelares, Vara da Infância e Juventude, entre outros órgãos.Nesta quarta-feira (2), a programação do evento começa às 8 horas, com palestra ministrada pela professora Rosângela Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Florianópolis (SC). Rosângela vai falar sobre o tema “Inclusão escolar: Projeto político-pedagógico e sua contribuição à rede municipal de ensino”. A palestra acontece no Hotel Barbur e será seguida de debate. Durante a tarde, serão realizadas quatro oficinas: “Jogos e brincadeiras como espaço de inclusão”, na Universidade Estadual de Ponta Grossa; “Informática Educacional: socialização de oportunidades”, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná; “Jogos Matemáticos: desatando nós”, na UEPG; e “Acessibilidade para o cego e o PC”, na Secretaria Municipal de Educação.ABERTURADurante a abertura do evento, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, representou o prefeito Pedro Wosgrau Filho e deu as boas vindas aos representantes dos demais municípios. “Que o sucesso do esforço de vocês seja traduzido na inclusão junto à sociedade, na escola e na sala de aula”, enfatizou a secretária. A primeira palestra do evento foi ministrada pela professora Rosita Edler Carvalho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rosita falou o tema “Educação Inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação”. Ela afirmou que “sem nenhum passe de mágica vamos ultrapassar as barreiras”.Durante todo o evento, temas relacionados à política de inclusão estarão em evidência, a fim de consolidar a continuidade das ações previstas no Programa “Educação Inclusiva: Direito à diversidade”, realizado pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, em parceria com os municípios. Esse programa tem como meta a garantia de uma educação de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino, por meio da capacitação dos profissionais da Educação para uma intervenção competente, que favoreça os princípios da educação inclusiva.