Seminário de Educação Inclusiva segue até sexta

O Seminário ‘Educação Inclusiva: Direito à diversidade’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que teve início na segunda-feira, segue até a próxima sexta-feira, com a participação de representantes de 30 municípios. Nesta quinta-feira (3), a programação do seminário terá início às 8 horas, no Hotel Barbur, com duas palestras pela manhã e oficinas durante a tarde. Nas palestras, Sônia Milléo, do Instituto de Pesquisa Avançada em Medicina, falará sobre “O desenvolvimento da linguagem interior não depende só da audição” e, Nei Alberto Salles Filho, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abordará o tema “A inclusão como valor humano”.Na manhã desta quarta-feira (2), a professora Rosângela Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina, e coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Florianópolis (SC), falou sobre a contribuição que um projeto político-pedagógico de inclusão escolar pode representar na rede municipal de ensino. “O mundo discute a inclusão escolar. Quando se fala em inclusão, damos ênfase nas potencialidades, na capacidade de aprendizado, valorizamos as diferenças e reconhecemos as diversidades”, enfatizou Rosângela.Para os mais de 200 participantes do seminário, as discussões têm sido válidas. “A palestra esclareceu dúvidas que eu tinha desde o curso de especialização que realizei nesta área”, comentou Aparecida Regina Soares Rodrigues, do município de Figueira. “Depois dessa palestra decidi que vou procurar um curso de especialização nessa área”, Erenita Aparecida de Jesus Rocha, da mesma cidade.OFICINASDurante a tarde, foram realizadas as oficinas “Jogos e brincadeiras como espaço de inclusão”, na UEPG; “Informática Educacional: socialização de oportunidades”, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná; “Jogos Matemáticos: desatando nós”, na UEPG; e “Acessibilidade para o cego e o PC”, no Hotel Barbur. Nesta última, os instrutores são portadores de deficiência visual e paralisia cerebral. As oficinas têm continuidade nesta quinta-feira.