Seminário debate o “pensar diferente”

Na abertura do 3o dia do Seminário de Educação Inclusiva, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, a titular da pasta, Zélia Maria Lopes Marochi, deu o tom dos debates, anotando que “num país que tem excluído gente por inúmeros motivos, acabamos desqualificando gente que pensa diferente”. De acordo com Zélia, o gestor público tem a obrigação de buscar parcerias nas áreas em que não consegue atuar sozinho: “tem que buscar auxílio na pessoa ao lado, e com isso decidir que não aceitamos mais viver numa sociedade tão desigual”. Assim, exortou os professores que participam do evento, “vocês têm um desafio considerável pela frente, que é melhorar a qualidade do ensino, e substancialmente”. Para Zélia Marochi, “é extraordinária” a importância de cada professor, que deve levar a suas escolas, seus alunos, a mensagem de que é possível trabalhar com um sistema escolar inclusivo. Ponta Grossa, lembrou a secretária, está privilegiando a pós-graduação, aos profissionais da educação, em Educação Inclusiva: “queremos buscar a competência técnica e científica. Na competência humana, o amor ultrapassa os limites para não termos mais analfabetos e quebrar as barreiras da exclusão”. Ela disse ainda que “se fizermos com competência faremos a diferença”.Aos professores do município a secretária convidou a fazerem relatos de inclusão, documentando suas ações, para uma possível publicação dessas experiências em livro: “façam como se só dependesse de cada um de nós”.Além de Zélia, também a médica Sônia Milléo, especialista em otorrinolaringologia, falou aos professores, abordando o desenvolvimento da linguagem interior, que não depende apenas da audição. A médica explicou aos professores os problemas que podem surgir na audição das crianças e seus reflexos no processo de aprendizado.Já o professor Nei Alberto Salles Filho falou sobre as quatro dimensões da vida em equilíbrio: a carreira, o outro, a casa e o eu. Ele também abordou os Pilares da Educação do século XXI, que são “aprender ser, aprender a fazer, conhecer e conviver”. Salles Filho discorreu ainda sobre os elementos da Educação Integral e ainda tratou da Educação para a Paz, “uma pedagogia dos valores humanos”.Nesta sexta-feira, a partir das 8h, serão apresentados os resumos dos grupos de estudos e, ao meio-dia, acontece o encerramento oficial, pela secretária Zélia Marochi.